22 Abril de 1970: Primeiro dia da terra

22 de abril de 1970, primeiro dia da teraO primeiro dia da Terra foi comemorado em 1970. Marcando o que muitos consideram o início do movimento ambientalista moderno. O movimento ambienta foi iniciado pelos militares e tomou conta dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Atenção daquele momento tinha sido voltada para os problemas que afligem a paisagem natural, especialmente após o livro de Rachel Carson Silent Spring em 1962.

A ideia teve apoio do senador Gaylord Nelson (D – WI), após um derramamento de óleo em Santa Barbara, CA. Nelson se juntou com o ativista Denis Hayes, que liderou a promoção nacional do dia. Dia da Terra provou ser uma ideia popular, ganhando o apoio de republicanos e democratas e pessoas de todas as esferas da vida. Foi mais um ato político para ganhar populismo. Ele também incentivou a administração Nixon para criar a Agência de Proteção Ambiental e levou o Congresso a aprovar várias medidas ambientais.

Em 1990, o Dia da Terra foi novamente comemorado, e desta vez em escala internacional, alcançando 141 países e envolvendo 200 milhões de pessoas. A celebração só cresceu a partir daí, e continua como um evento anual em todo o mundo. No entanto, o Dia da Terra agora enfrenta um desafio formidável a partir negação de grupos poderosos que se negam a mudar as práticas de destruição ambiental e aderir a programas internacionais de redução emissão gases poluentes.

22 de abril de 1970, apoio popular