A importância da sustentabilidade inserida na programação e tecnologias sustentáveis – 1° Meetup

No dia 1° de abril (e não é mentira rs) ocorreu o 1° MeetUP de Palmas do Grupo de Desenvolvimento de Software do Tocantins lá na Universidade Católica do Tocantins. Com um público considerável e palestras sensacionais e que você pode conferir aqui.

Mas uma das palestras me chamou mais a atenção, claro que o assunto era meio ambiente! Foi a palestra do amigo Talles Moura sobre TI-Verde – Como desenvolver tecnologias sustentáveis, e resolvi descrever algumas questões que foram abordadas por ele.

Você conhece o The big hackathon 2017? Foi um evento que ocorreu na Campus Party em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no qual promoveu um desafio para programadores e desenvolvedores e teve 100 horas de duração. Mas a cerejinha do bolo do desafio foi desenvolver soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fomentar o empreendedorismo inovador. Mais quais são elas?

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em sua palestra, Moura lembrou da importância de nós mesmos levarmos para a nossa vida (pessoal e profissional) estes pontos, cada um deles pode ser inserido em vários momentos de nossas vidas. E você? Consegue perceber estes objetivos em sua vida? O que você faz?

A programação e o meio ambiente é fundamental até mesmo para o futuro da profissão do programador. Talles Moura

Outo pronto abordado foi a #inovação, e do quanto ele pode mudar o comportamento dos agentes de mercado, um exemplo foi o Airbnb, app que promove a hospedagem em hotéis sem ter um hotel físico. O app ajuda para que muitos possam compartilhar momentos e experiencias, mas com o crescimento de refugiados, as pessoas passaram a procurar menos o app, por medo, ou algum outro propósito. (Dos 17 objetivos, temos a paz, justiça e instituições fortes)

Mas quais impactos uma nova tecnologia pode causar na sociedade em que está inserida? Esta questão pode ser respondida quando  pensamos em novos apps que são criados para o público infantil. A criança inicia seu aprendizado com iniciativas ambientais em meio digital e de forma educacional. Não há uma fórmula para você ser sustentável! Também não uma rótulo que impeça você de inserir as questões ambientais em vários meios de da sociedade, está aí os 17 objetivos para nos mostrar isto.

Nada importa na vida profissional se você não se importar com os 17 pontos. Talles Moura
Creio que o mais importante é a gente começar a ter mais empatia com o outro e com as questões ambientais. A parte fundamental do convívio social é quando você se torna parte deste sistema. Fazer da sua profissão um disseminador da questão ambiental não é só “bonitinho” é uma necessidade física, mental e social!
Parabéns Talles Moura pela Palestra e por ajudar a distribuir a questão ambiental a todos! (Apresentação em PDF)
Talles moura - Apresentação sobre TI verde no 1° MeetUP de Palams/TO.

Talles moura – Apresentação sobre TI verde no 1° MeetUP de Palams/TO.