Aberta as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins!

Já ouviu falar em Ecótonos? Pois bem!

Basicamente falando [beeem basicamente] Ecótono é o termo que se refere a áreas em que existe transição, seja abrupta ou gradual, de tipos vegetacionais distintos onde se supõem haja justaposição de diferentes espécies e elementos pertencentes aos diferentes ambientes. Um exemplo clássico de área ecotonal são as interfaces água-terra ou cerrado- mata atlântica. A diversidade e discussões a cerca dos ecótonos é tanta que muitos estudiosos resolveram adotar o termo fronteira possibilitando assim abranger diferentes estudos com o mesmo enfoque. Essas fronteiras vão desde a borda de uma mata, como a interface solo-raiz, por exemplo.

No Brasil apenas um programa de pós-graduação trata especificamente dessa temática. É o Programa de Pós Graduação em Ecologia de Ecótonos da Universidade Federal do Tocantins. Para aqueles que não sabem o estado do Tocantins faz parte da região norte do país sendo uma das áreas de maior biodiversidade do Brasil. É não é para menos. O estado faz divisa com 5 estado(MA, PA, GO, BA e MT) e abrange biomas como o cerrado e mata amazônica. Dai da pra entender o porque do programa em ecologia de ecótonos acontecer no Tocantins.

E o programa está com as inscrições abertas para a seleção de novos mestrandos interessados em desbravar as riquezas de estado.

As inscrições vão de 02 a 25 maio e podem ser feitas segundo orientações do edital que está disponível no site do programa ( http://www.uft.edu.br/pgecotonos/index.php?option=com_frontpage&Itemid=26).

A oferta é de 21 vagas entre áreas distintas que vão desde ecologia de peixes até química ecológica.

Merece um olhar né?!

Divulguem e arrisquem! Precisando de um help pelas redondezas estamos ai!