#AcontecenoTO – Rondon Tur Ambiental valoriza o turismo de lazer no Tocantins

A ação de educação ambiental em 10 praias do Tocantins está causando boa repercussão entre os turistas. No último final de semana os agentes ambientais do projeto Rondon Tur mobilizaram praistas para repassar dicas de limpeza e preservação das areias e águas das praias, valorizando ainda mais o turismo de lazer praticado no Estado.

De Goiânia, José Rocha não dispensou elogios para a ação feita na praia de Araguanã. “Fiquei surpreso! Já fui a outras praias no Araguaia e não vi esse trabalho de educação ambiental”, disse. Segundo ele, a iniciativa traz bons resultados não só para a praia em si, como também para o próprio município de Araguanã.

Projeto Rondon Tur Ambiental em Araguatins. Foto: Fernando Alves

Projeto Rondon Tur Ambiental em Araguatins. Foto: Fernando Alves

Ainda na região do Bico do Papagaio, Araguatins abriga uma das equipes mais bem organizadas do Rondon Tur, formada por professores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), sediado na cidade. Lá, enquanto um grupo se divide para mobilizar pessoas e comerciantes a respeito do armazenamento correto dos resíduos sólidos, outro põe a mão na massa e recolhe os resíduos espalhados no decurso da praia.

Há ainda um terceiro grupo que atua diretamente com as crianças, através de brincadeiras educativas criadas para difundir a mensagem da preservação ambiental. “Esse trabalho que a gente faz com as crianças é muito importante porque elas conseguem gravar mais facilmente essa mensagem, levam para a casa essas dicas e ainda cobram dos pais”, afirmou a professora da IFTO, Kátia Paulino de Sousa, coordenadora do Rondon Tur em Araguatins.

Todas essas atividades impressionaram Alan Gadotti que, apesar de ser de Araguaína, aproveitou essa temporada de férias para visitar pela primeira vez a praia de Araguatins. “Com esse trabalho a gente vê o futuro de uma praia mais limpa, que a gente pode sempre retornar, confiando que não vamos encontrar sujeiras, garrafas, lixo espalhado pelo chão, como vemos em algumas outras praias por aí”, disse.

O Rondon Tur Ambiental é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com o IFTO e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Cerca de 300 agentes ambientais trabalham nesse projeto, atuando nas praias de Araguacema, Araguanã, Araguatins, Babaçulândia, Caseara, Paranã, Pedro Afonso, Peixe, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Texto: Luiz Melchiades (Ascom/Semades) | Crédito fotos: Fernando Alves – Ascom/Semades