#AcontecenoTO – Semana Estadual da Água começa hoje com Caravana das Água

Com o tema “Água é Energia: responsabilidade socioambiental”, começa nesta segunda-feira, 10, a 5ª Semana Estadual da Água, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Foz|Saneatins. A programação segue até a próxima semana com atividades culturais, educativas e recreativas em Araguaína, Araguatins, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Taguatinga.

Rio Tocantins - Foto Fernando Alves

Rio Tocantins – Foto Fernando Alves

A Caravana das Águas, atividade desenvolvida pela Foz/Saneatins e Serviço Social do Comércio do Tocantins (Sesc/TO), inicia hoje em Araguaína, às 19h, na Praça da Vila Ribeiro. São shows, atividades culturais e palestras educativas reforçam o tema da Semana da Água junto aos estudantes e comunidade geral.

De acordo com a geógrafa Maria Gorete Cordeiro, responsável pelo setor de Gestão de Bacias Hidrográficas da Semades, a Semana da Água visa sensibilizar a sociedade para a sustentabilidade dos recursos hídricos. “Queremos conscientizar a comunidade sobre a importância do uso racional da água. Mais do que quantidade, temos que nos importar com a qualidade. Já estamos começando a sentir efeitos como racionamento de água, mesmo no Tocantins, com tanta água em abundância. Se a gente não cuidar, vai faltar”, alerta.

O evento vai contar com atividades lúdicas e formativas, como filmes ambientais, teatro, gincanas, palestras e painéis. Como nos anos anteriores, alunos da rede pública de ensino vão conhecer o Projeto Barco Nego D’Água, como foco na educação ambiental. Segundo Gorete Cordeiro, este ano a programação contará com duas novidades: a realização de gincanas ecológicas no interior do Estado; e a visita orientada de alunos de escolas públicas às instalações da UHE Luís Eduardo Magalhães.

Também como nos anos anteriores, haverá ainda um Seminário com palestras e painéis que marcará a comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. A data foi fixada pela Organização das Nações Unidades, no ano de 1992. A programação da 5ª Semana Estadual da Água é voltada para pessoas de todas as idades, professores, estudantes, ativistas ambientais e profissionais liberais ligados ao meio ambiente.

Texto: Cinthia Abreu/ Ascom Semades