Ambiente, meio e Meio ambiente

Muito se diz de meio ambiente, mas pouco se sabe o que é realmente o conceito de meio ambiente ou até mesmo ambiente e o meio.

Em primeiro lugar , o que seria ambiente para você? Talvez tenha pensado nas coisas de um lugar, nas árvores, nos rios e em todos os outros lugares, mas na verdade o ambiente é como as pessoas se sentem no seu lugar.

Uma pessoa relaxada pode sentir um bom ambiente mesmo que o lugar que ela vive cheire mal ou seja descuidado, estando assim satisfeita, já para outras pessoas este meio não é um bom ambiente para estar.

Neste caso, o meio é o lugar onde uma pessoa vive.

Assim, ambiente não é meio, mas para aparecer um ambiente tem que existir um lugar.

Quanto melhor as condições do meio, maiores são as chances de que o meio seja bom para quem vive lá.

Por isto escuta-se muito falarem de que deve-se conservar o meio ambiente, pois estão preocupados em conservar o meio, afinal, sem um meio bom é mais difícil de ter um bom ambiente.


Lembrando que ambiente é diferente de meio.

Meios podem ser os recursos para alguma coisa acontecer, mas os recursos devem estar em algum lugar. Estes meios são divididos em partes como a vegetação, o solo, a água, os animais e até mesmo nós, “para cada um de nós, as outras pessoas são um meio”.


“Para que exista ambiente em um meio é preciso que exista consciência”

Tudo isto gera um desempenho ambiental, que será questionado mais adiante.

Fonte: Livro – Ambiente, Meio e DesEmpenho Ambiental – Como juntar firmeza de idéias e justiça. Luiz D’Agostini, Juliana Alves e Fred Souza.

______________

Sugestões – daianeea@gmail.com