APP pode reduzir atropelamento de animais nas estradas brasileiras

Segundo notícia do Blog do planeta da revista época foi lançado um aplicativo de celular que pode reduzir atropelamento de animais nas estradas brasileiras onde qualquer pessoa com um smartphone pode ajudar a monitorar os atropelamentos de espécies nativas no Brasil.

 

App Sistema Urubu

App Sistema Urubu

O sistema batizado de Urubu Mobile, ou Sistema Urubu, foi idealizado pelo biólogo Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais. O Urubu Mobile pode ajudar a registrar os casos de mortes de animais nas estradas. Além disso, serve de referência quando for planejada a expansão ou construção de estradas. Com isso, é possível tomar cuidados para evitar que mais animais sejam atropelados nas estradas. O desenvolvimento do programa é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Tetra Pak e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

Como funciona:

Primeiro é preciso baixar o aplicativo no celular ou tablet e se cadastrar no Urubu Web, daí quando for encontrado um animal atropelado, registra-se a foto e ela é enviada para o banco de dados do criador do programa e automaticamente é possível saber a data e a posição geográfica.

O diferencial desse sistema é a validação dos dados. Nenhum dado será incluso no banco sem que seja validado por consultores ad hoc. Todas as fotos que enviadas serão pré-analisadas e submetidas para os validadores. Aí os dados voltam para os gestores que decidem pela liberação ou não.

Objetivo

O objetivo principal é planejamento, gestão e desenvolvimento de políticas públicas. Também pode ser usado para pesquisa científica. Propõe-se que o banco de dados seja adotado por diferentes segmentos da sociedade, como a transportadora Valec ou órgãos como o Ibama. Esses dados ajudariam no licenciamento ambiental de rodovias e ferrovias.