Arquiteto malaio Ed Chew capricha na reutilização de embalagens

Arquiteto malaio Ed Chew capricha na reutilização de embalagens

Caixas de bebidas vazias (do tipo TetraPak, por exemplo) podem vir a ser úteis se usadas da forma correta após o consumo do seu conteúdo, seja leite, sucos, iogurtes, etc.
Foi o que aconteceu com as embalagens usadas pelo arquiteto malaio Ed Chew, cujas usou para criar a premiada internacionalmente TetraLamp.
Traduzindo em miúdos TetraLamp é uma maravilhosa luminária toda feita com embalagens usadas do tipo TetraPak. Aquelas que são de papel por fora e laminadas com alumínio por dentro.

Ed-Chew-luminaria-feita-com-embalagens-tetrapak

Sentado no sofá em sua sala de estar um dia qualquer de fevereiro, tomando uma dessas bebidas que vem nesse tipo de caixa, Ed teve um “insight”!

A imagem da grande quantidade de embalagens vazias amontoadas na cozinha não saia de sua mente quando ele percebeu que algo do tipo “origami” poderia ser feito com elas e se tornar algo bonito.
Como uma esfera é na verdade composta de vários triângulos equiláteros, ele pensou que poderia criar uma luminária esférica com triângulos feitos destas embalagens cortadas em tiras.

tetralamp-luminaria-feita-com-embalagens-tetrapak

E foi o que aconteceu.
Inferiu que se colocasse seis triângulos juntos transformando-os em um hexágono, poderia repetir estes módulos e acabar com uma enorme cúpula geodésica, e claro, que iria tomar um tempo muito longo, mas valeria a pena se desse certo.
No total foram 450 caixas vazias usadas no projeto e cerca de 135 horas de trabalho. Caixas estas juntadas por ele mesmo uma vez que a empresa TetraPak não se envolveu no projeto para ajudá-lo na aquisição.
Além de hexágonos também são necessários 12 pentágonos ligeiramente menores: “Se você continuar a repetir apenas com hexágonos, eles nunca vão fechar em uma esfera”, explica ele.

Ed-Chew-luminaria-de-embalagens-tetrapak

Uma das coisas interessantes é que desde que completou seu abajur/luminária em março passado, criou um sítio com um guia passo a passo para que outras pessoas interessadas pudessem fazer suas próprias luminárias, que você poderá acessar clicando aqui.
Achei muito legal esta ideia mesmo porque a embalagem do tipo TetraPak é uma das grandes vilãs dos aterros sanitários, principalmente pela demora de sua decomposição.
Palmas para Chew!
Grande abraço!