Biólogo marinho constrói casa debaixo d’água

Por D@nil.B
Você já pensou em morar numa casa dentro do mar? Existem hotéis submersos nas costas litorâneas de alguns países, já que especialistas dizem que o melhor lugar para se dormir é perto do mar, então empresas de viagem já estão investindo nesse negócio. Mas o biólogo marinho Lloyd Godson foi além! Ele construiu, em 2007, uma casa submarina auto-sustentável, que é feita de aço e segurada por vigas de concreto (para a casa não sair flutuando). Lloyd teve essa ideia quando participou de um concurso da Australian Geographic. Venceu o concurso com seu projeto de moradia submarina e ganhou US$ 50 mil para pôr em prática.
photo05
O projeto BioSUB foi bem sucedido, tanto que Lloyd Godson foi premiado como Aventureiro Geographic Australiano do Ano! Nesse emocionante projeto, em que ficou de 12 a 14 dias debaixo das águas, Lloyd conseguiu ter uma casa que não prejudicasse a natureza de forma nenhuma! Sabe como? Tendo algas verdes e uma bicicleta ergométrica. Ele deixava as algas em um biorreator fotossintético, que alimentava e oferecia iluminação às plantas, assim elas ficavam o tempo todo absorvendo o CO2 e liberando o O2. Por precaução Lloyd tinha um compressor de mergulho, caso as plantas não dessem conta de liberar todo o Oxigênio que necessitava o compressor oferecia uma dose extra desse gás. A bicicleta ergométrica era usada para fazer exercícios e gerar energia para seu laptop (ele ia ficar fazendo o que lá embaixo?). Quando precisava fazer xixi aproveitava para regar as algas e quando ia fazer o “Nº 2” jogava seus dejetos numa caixa hermeticamente lacrada.
Ainda esse mês Lloyd quebrou o recorde mundial de maior quantidade de eletricidade produzida numa bicicleta ergométrica. Ele produziu aproximadamente 2.500 watts por hora, energia que foi armazenada para ser usada em um notebook da marca Godson.
Outro projeto de Lloyd Godson é viajar 100 milhas náuticas no mar Jônico usando um submarino movido por força humana (nada poluente), o objetivo do projeto que se chama Vida Anfíbia é incentivar a consiência ecológica de seu público por meio de uma inovação tecnológica, abordando os problemas ambientais e as mudanças climáticas de uma forma divertida, cientifica e aventureira.
Para o futuro, Lloyd pretende fazer parte de uma colônia humana submarina. Ele e a esposa irão morar lá para conduzir experiências. O projeto denominado Atlantica Expeditions (ainda sem nome em português) será lançado em 2012 e irá ensinar metódos que ajudaram ao ser humano diagnosticar a “saúde” dos biomas do planeta Terra, principalmente o mar (ecossistema que foi muito pouco estudado pelo homem até agora).
Fontes de pesquisa: Revista Super Interessante Nº 247 de Dezembro de 2007, O Globo, Site Oficial de Lloyd Godson, PV-Tech.org e Terra Perú.
____________________________________________________________________________
D@nil.B é autor do blog Mídia e Ecologia.com, onde publica posts semanalmente sobre ecologia, sustentabilidade e entretenimento.