Campanha #1o5C “O recorde que não devemos quebrar” estará nas #Olimpiadas2016 a favor do clima

15C

Uma campanha de conscientização pelas mudanças climáticas iniciará hoje (29/7) nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. À espera de muitos recordes, os atletas que participarão do maior evento esportivo do mundo vão lembrar a todas as nações que o objetivo principal é manter as alterações da temperatura no limite de 1,5°c.

A iniciativa que leva o nome de “O Recorde que não devemos quebrar” faz um chamado a todos os países e governantes, mostrando a necessidade de controlar o aquecimento global e o impacto das pessoas no incremento da temperatura.  No Brasil, os prejuízos provocados por mudanças climáticas entre 2002 e 2012 representam cerca de R$ 278 bilhões.

Ondas de calor, alterações nos padrões das chuvas, secas e inundações são alguns dos efeitos que impactaram diversos ecossistemas. A campanha também prevê que as mudanças climáticas possam afetar indiretamente os esportes devido a que atletas estariam também sentindo o incremento nocivo das temperaturas.

A campanha surgiu em parceria com o Observatório do Clima, o Fórum das Nações Vulneráveis, o ICS e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e procura alertar a sociedade e promover o consumo e vida sustentável.

O ano 2015 foi um dos mais quentes segundo estudos de especialistas e tudo indica que 2016 terá um novo recorde. Dados da instituição revelam que as cidade mais afetadas pelas mudanças climáticas serão Rio de Janeiro, Kiribati, Maldivas, Tuvalu, Flórida e o sul de Bangladesh. 

O “Recorde que não devemos quebrar” iniciará com a veiculação de um filme pela Rede Globo com a participação de todos os atletas, disponível em inglês e português pelo site Observatório do Clima.

O intuito é que durante a campanha diversos participantes da Olimpíada se unam ao projeto. A divulgação nas redes sociais permitirá que usuários customizem seus perfis com mensagens da campanha.

No âmbito da plataforma “Menos é Mais”, que propõe uma reflexão do uso consciente dos recursos, a Rede Globo fortalecerá sua responsabilidade social junto aos parceiros.

E você pode participar!!! Entre nesse time – tire uma foto com o 1,5 na mão e poste com a hashtag #1o5C nas suas redes sociais.

Fonte: 1.5°C e Envolverde