#ColaboradorVV – Diga NÃO aos maus tratos aos animais

foto cachorro dois

Hoje em dia com a fácil e rápida informação compartilhada sobre o que acontece no mundo todo, em tempo real, acabamos presenciando cenas muito chocantes e tristes, como os maus tratos aos animais. Todos os dias recebemos vídeos e relatos sobre esse assunto em nossas redes sociais, mas além de filmar e compartilhar para que o mundo saiba o que está acontecendo a denúncia é o que mais importa para que o problema seja solucionado.

Todo o mundo sabe que maus tratos aos animais é crime, a Lei Federal de crimes ambientais no 9.605/98 art. 32 cita que quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos levará pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. Mais por que temos tanto medo de denunciar?

Existem vários sites que ajudam as pessoas a denunciarem, um deles é o site do PEA , nessa página eles explicam passo a passo como devemos reagir ao presenciamos uma cena de crueldade aos nossos bichinhos.

 

Em Palmas-TO existem várias associações defensoras dos animais como exemplo o Movimento MIAUL – Associação Movimento de Integração de Animais a um Lar, que é formada por voluntários em prol dos animais que sofrem descaso e abandono nas ruas.

foto cachorro

Em maio deste ano eu presenciei uma cena de abandono a seis cachorrinhos com um mais ou menos dois meses de vida, fiquei chocada ao ver essa cena, levei todos para casa e em apenas dois dias, com a ajuda dos amigos, consegui um lar para todos. Hoje recebi o vídeo de uma das pessoas que acolheu uma cadelinha, e me senti muito feliz e com sensação de dever cumprido ao ver esse vídeo. Por isso não deixe de denunciar, e se você não pode cuidar doe para que pode. A sequir, link para o Vídeo do cão adotado.

Para denunciar basta ligar:

IBAMA – Linha Verde: 0800 618 080

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

Polícia Militar Ambiental: 0800132060

Denuncie!