Conheça o programa Reduza e Compense CO2 do Banco Santander

Cada vez mais escuto nas mídias falarem sobre mudanças climáticas e o que elas acarretam ao meio ambiente e principalmente, quem é o principal culpado por isto, o homem. Mas tudo isto pode mudar, pois agora você também pode fazer a sua parte para reduzir as mudanças climáticas. Medidas são criadas regularmente para que estes problemas sejam minimizados e hoje tenho a honra de apresentar para vocês o projeto Reduza e Compense CO2 que é uma iniciativa do Banco Santander que promove uma economia verde e ajuda você a conhecer e reduzir seu impacto ambiental.

Foto: Imagem de divulgação

Foto: Imagem de divulgação

No site do programa você encontra dicas de redução para o seu dia a dia e pode calcular suas emissões anuais, além de compensar comprando créditos de carbono de projetos que reduzem as emissões e geram outros benefícios sociais e ambientais.

Saiba quanto de carbono você precisa compensar através da ferramenta de cálculo preenchendo informações sobre uso de carro e/ou transporte público, viagens de avião, descarte de resíduos e gastos com combustíveis e eletricidade. A ferramenta calculará suas emissões anuais de carbono e o pagamento é feito através do PagSeguro. Ou seja não é somente para clientes do banco.

Foto: Imagem de divulgação

Foto: Imagem de divulgação

O objetivo é facilitar e incentivar a redução e a compensação de emissões, estimulando a participação de todos na minimização dos impactos das mudanças climáticas. Viabilizando projetos de pequenas e médias empresas que comprovadamente geram benefícios sociais e ambientais. Estimulando a demanda por créditos de carbono, e fomentando a criação de um mercado de ativos ambientais no Brasil.

Você ainda achou tudo isto muito complicado? O vídeo abaixo explica direitinho o passo a passo de tudo isto:

Foto: Imagem de divulgação

Foto: Imagem de divulgação

Assim como eu, você também pode ter dúvida de qual foi a metodologia [hiperlink: https://www.webco2.com.br/static/methodology.php] utilizada pelo Santander, e ele explica: pois a seleção dos projetos de compensação apoiados pelo Programa Reduza e Compense CO2 tem como base padrões internacionalmente reconhecidos, que avaliam a capacidade da iniciativa de trazer reduções efetivas de gases­ estufa e em suas demais contribuições para o desenvolvimento sustentável.

Assim, ao comprar crédito de carbono desses projetos, você está adquirindo um crédito com qualidade e também promovendo o desenvolvimento das comunidades e do ambiente onde eles estão localizados. Além, é claro, de estimular o mercado de carbono no nosso país.

Em 2014 o Santander apoiou os projetos: Projeto Florestal Santa Maria, Cerâmica Irmãos Fredi, Cerâmica Menegalli e Cerâmicas Guaraí, Itabira e Santa Izabel.

“#Ficadica: Foi criada a hastag #eucompenso e toda vez que alguém postá­la, independentemente do conteúdo do post, o banco vai compensar as emissões de carbono dos tweets, dos posts no Facebook e Instagram até atingir 100 bilhões de menções. PARTICIPE!”

Assista abaixo o vídeo da campanha, que ficou bem legal e nos faz repensar várias atitudes atuais!

Esta matéria é um publieditorial.