Defesa Civil Estadual conta com aplicativo que emite relatórios e gráficos de incêndios florestais no Tocantins

20-07-17 - Defesa Civil-TO - foto Tharson Lopes-SECOM (72)

Lançado em 2016, o aplicativo “Brigada 199” de uso restrito de brigadistas, gestores municipais de Defesa Civil e militares bombeiros, vem implementando estratégias e auxiliando no combate aos incêndios florestais no Tocantins. Contando com mais de 80 atualizações desde que começou a operar, foram registradas 348 ocorrências desde o início do ano até agora. Até o momento, o aplicativo já teve cerca de 400 downloads.

De acordo com o Diretor Executivo da Defesa Civil Estadual, o major bombeiro Diógenes Madeira, a proposta do aplicativo é de auxiliar o gerenciamento de dados que são coletados diariamente pela equipe do órgão para buscar mecanismos de combate aos incêndios florestais. “Com a tabulação dos dados diários podemos saber antecipadamente dos municípios com maiores registros de focos de calor para que, juntamente com os dados de estiagem, buscar ações emergenciais para prevenir e combater os incêndios florestais no Estado”, afirmou.

20-07-17 - Defesa Civil-TO - foto Tharson Lopes-SECOM (58)

Características

Dentre as ações implementadas pelo aplicativo, estão a possibilidade do envio de imagens fotográficas e coordenadas geográficas para a base de dados do Corpo de Bombeiros. De acordo com os desenvolvedores da ferramenta, mesmo que a área registrada não esteja dentro da cobertura de internet, no momento em que o smartphone ou tablet identificar uma rede, ele automaticamente envia as informações para o banco de dados do Corpo de Bombeiros.

Texto: Wherbert Araújo/Governo do Tocantins – Fotos: Tharson Lopes