Dia da Toalha, reutilize!

Hoje, dia 25 de maio, comemora-se o “Dia da Toalha / #TowelDay” ou “Orgulho Nerd” (prefiro o primeiro), estas denominações e o dia foi escolhido para homenagear o autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams. Para mais informações sobre esta nerdice, como é o Dia da Toalha? Porque de uma Toalha? Desde quando? E porque do dia? É só visitar o Blog Guerrilha Geek que fez um belo texto sobre.

axe-toalha

O VivoVerde não abraça a temática nerd, mas as vezes aparece por aqui uma ou outra matéria deste nível, desde já desejo um Feliz Dia da Toalha (se é que se fala assim…), mas, você deve estar se perguntando, O que o VivoVerde tem a ver com isto? Pois bem, o principal ator deste evento é a toalha e, esta é fruto de belíssimas ações voltadas ao meio ambiente.

Uma vez, apresentei aqui no blog o trabalho da empresa Accor, o Projeto “Plant for the Planet” ou “Plante para o planeta”, é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente, por meio de uma campanha em prol do plantio de um bilhão de árvores no mundo. Com o slogan “Aqui, suas toalhas plantam árvores”, comunicados nos banheiros dos apartamentos indicam que a cada 5 toalhas reutilizadas, uma nova árvore é plantada.

No almoço hoje, com um pessoal aqui do trabalho, a maioria mulheres, fiz a pergunta… Quantos dias você fica com uma única toalha? A maioria respondeu, em média 3 a 4 dias, eu também concordei com esta média, estendendo a toalha e deixando a seca para o próximo uso é super viável. Este tipo de ação pode reduzir e muito o consumo de água que poderíamos vir a gastar. Contudo, as empresas de grande porte, médio ou pequeno, principalmente da rede hoteleira, poderia se conscientizar e abrir os olhos para estes tipos de projetos e ações, que podem melhorar os recursos naturais das matas ciliares, é viável para a economia da empresa e ainda faz com que outras pessoas que acham que não podem fazer nada em prol ao meio ambiente tenham uma chance de ser útil.

Neste dia, além de andar por aí com a sua toalha favorita, lembre-se que ela pode te ajudar a ser o agente principal nas questões ambientais!

Editor: @bmkarine / Fascínora