[Documentário] Quem se importa – Você se importa com as coisas ao ponto de tentar mudar algo?

“O filme nacional “Quem se Importa”, é um documentário escrito e dirigido por Mara Mourão (mesma diretora de Doutores da Alegria), que apresenta diversas (felizes) histórias sobre empreendedorismo social. Entre os entrevistados, estão Muhammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz) e Bill Drayton(fundador da Ashoka). O documentário reúne os mais importantes expoentes do setor social do mundo. As filmagens aconteceram em sete países.”

 

 

Dias atrás falei sobre este documentário, que teve estréia no dia 13 de abril. Pude refletir sobre ele desde o dia em que o conheci e me fiz justamente esta pergunta que faço no título… Será que todo mundo já parou um dia para pensar que pode ser um ponto de partida para a mudança?

O meio ambiente vive em constantes mudanças, muitas delas ele tem que se adaptar, considero que sou uma profissional da área ambiental que entende muito bem que o mundo não vai acabar, mas a nossa convivência dentro deste mundo sim! E é isto que é a essência do meio ambiente, é simplesmente você entender como você se sente neste meio (lugar) e isto pode ser bom, principalmente quando se pensa no convívio entre as pessoas e o meio ambiente, estas inter-relações que move o dia-a-dia.

Tenho certeza que você pode nomear algumas pessoas que já foram ou são fontes de transformação/mudanças para um mundo melhor, estas pessoas talvez não serão reconhecidas, mas para outras são um pilar de reconhecimento! Assista ao trailer:

 

 

O documentário nos apresenta algumas destas pessoas, como é o caso do nigeriano Isaac Durojaiye que notou que a falta de banheiros, limpos e públicos, era responsável por muitas doenças que acometiam sua comunidade; montou então uma rede de toaletes públicos.

Através dos diversos relatos é possível entender os obstáculos que cada um deles atravessou, a alegria que sentem por terem uma missão de vida, suas visões de futuro – e suas soluções para um mundo sustentável mais justo e melhor. Não por acaso quase todos eles são condecorados, premiados e referenciados em encontros no Brasil e também no exterior.

Os públicos atingidos pelos empreendedores sociais são muitos e variados. A metodologia também é particular. Mas é possível notar que uma vontade de mudança radical foi a mola propulsora para as ações, que passaram a ser replicadas. Os entrevistados, em Quem se Importa, contam o que os mobilizou e que a idéia para abrirem suas instituições não nasceu pronta e acabada.

No vídeo abaixo, o ator Rodrigo Santoro deixa um recado para todos nós:

 

 

Sobre Mara Mourão:

 

Diretora de comerciais, documentários e filmes de ficção. Carioca, radicada em São Paulo há quase 20 anos, formou-se em comunicação social pela FAAP e, em cinema, pela New York University. Já dirigiu mais de 200 comerciais, antes de se dedicar à produção cinematográfica.

Hoje, acumula um repertório que já ganhou inúmeros prêmios e atingiu milhões de espectadores pelo mundo, em canais como Discovery Channel, Fox e Globo. Mara também dirigiu séries de TV de 22 episódios, transmitidos pela FOX e TV Record. Os longas, dirigidos e produzidos por ela, são: Doutores da Alegria (2005), Avassaladoras (2002) e Alô?! (1998).

Serviço:

Site | Facebook | Trailer

Estréia em 13 de abril de 2012.