#EventoVV – Rio de Janeiro será palco do ColaborAmerica pela primeira vez

colaboramerica

Conferência internacional traz mais de 200 especialistas para debater nova economia e inovação social na América Latina

O ColaborAmerica, rede de inovadores sociais e digitais, terá sua primeira edição no Brasil, entre os dias 17 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, com palestras e programações gratuitas. Nascido da colaboração entre OuiShare, Sistema B e MateriaBrasil, a conferência reunirá cerca de 2.500 líderes empresariais, políticos e cidadãos para repensar e propor à América Latina um modelo de desenvolvimento mais consciente, a partir da convergência entre inovações digitais e sociais.

De acordo com Manuela Yamada, uma das fundadoras do ColaborAmerica e representante do OuiShare no Brasil, a missão do evento é promover mudanças sistêmicas e construir uma nova economia na América Latina. “Iremos abordar os movimentos e iniciativas que estão surgindo no mundo, não só economia colaborativa, mas também economia circular, cooperativismo de plataforma, economia para o bem comum e outros mais ligados a modos de vida tradicionais, como a economia solidária e economia em etnias indígenas”, afirma. Durante os três dias de evento, quatro grandes temas serão discutidos: “Trabalho e aprendizagem na era da interdependência”, “O capital na era da descentralização”, “Produção e consumo na era da consciência” e “Estruturas de poder na era da transparência”.

Idealizado para ser uma plataforma de conexões, reflexões e debates, o enfoque desta primeira edição será “Da Tradição à Transição” e contará com 209 palestrantes de 16 países. Especialistas como Ricardo Abramovay, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP; Sérgio Besserman, economista e ex-presidente do IBGE; Antonin Leonard, co-fundador do OuiShare; Geraldine Bastion, fundadora do Re:publica e as lideranças indígenas Juma Xipaya e Panhgroti estão entre os palestrantes convidados.

Segundo Marta Porto, sócia-diretora da Agência Juntos, apoiadora do ColaborAmerica, a conferência será importante para abrir o diálogo com líderes inovadores do mundo todo. “Estamos buscando soluções diferenciadas, mais justas e criativas para um futuro comum. A Juntos traz para o debate o papel da comunicação como centro desse processo de mudança, pois ela contribui para formar mentalidades e conscientizar pessoas”, destaca.

Nos dias 17 e 18/11, o evento terá programação gratuita e duas plenárias com conteúdo pago, sendo que a principal terá transmissão via streaming na plataforma Youtube aberta para o mundo. Já no dia 19/11, todas as palestras serão gratuitas, além de uma festa aberta ao público.

O ColaborAmerica é uma co-realização entre Perestroika, Olabi, Rastro e UP line. O evento será realizado em um espaço de 2 mil metros quadrados no Rua City Lab, espaço recém-inaugurado na região portuária do Rio de Janeiro. A programação completa está disponível no site do evento em http://colaboramerica.org/

 

Serviço:

 

Data: 17, 18 e 19 de novembro de 2016

Horário: das 10h às 19h

Local: Rua City Lab, Av. Prof. Pereira Reis – Santo Cristo – RJ

Atividades extras gratuitas em todos os dias:

Dia 17/11/2016  (quinta-feira)

10h: Oficina Wearables expandindo os limites do corpo – Wearables Brasil

14h: Oficina de Furoshiki – Matu Estúdio

16h: Oficina de reciclagem de papel – Schopf Papier

Dia 18/11/2016 (sexta-feira)

10h: Oficina de criação de bonecos – Mirante Lab

14h: Oficina forno solar de baixo custo – Surian dos Santos

17h: Oficina de Hackeamento de Chuva – Pluvi.On

Dia 19/11/2016 (sábado)

10h: Oficina tinta orgânica para crianças – Zebu Mídias

13h: Oficina de cosméticos consciente – Carol Cronemberger

16h: Oficina de Biohacking – Olabi

Salvar