• Hoje, comemora-se o dia do índio. Data comemorativa constitucionalizada em 1943 por Getulio Vargas. A data (19 de abril) é atribuida não apenas no Brasil, mas sim em toda América. Entretanto, é em homenagem a um congresso indígena realizado no México no dia 19 de abril de 1940. Tal data não é pré-determinada.

    indio1

    A maioria das tribos indígenas se encontram nos estados de Mato Grosso, Amazonas, Ceará, Tocantins, Amapá, Pará, Rondônia, Acre e Maranhão. No sul e sudeste, o pouco que resta é apenas de Guaranis.

    Apesar da data comemorativa, não resta muito o que comemorar. Uma vez que quase toda a população indígena foi exposta a repressão social. A partir de 1970, com a grande procura por recursos naturais, a exploração desenfreada resultou em muitas florestas derrubadas, terras garimpadas e grande dizimação (pra não dizer “matança”) da população indígena. Que esteve com a corda no pescoço, a ponto de entrar em extinção.

    Atualmente, com as proteções ambientais a favor dos índios, a população das tribos crescem em aproximadamente 3% ao ano. Porém, grandes florestas continuam sendo derrubadas, animais continuam sendo caçados e índios continuam sendo mortos. E isso é só o começo do que o “homem branco” faz para sustentar seu sistema consumidor.

    E voce leitor, o que tem a dizer sobre isso diante de seu aparelho eletronico?
    Um grande abraço a todo cara-palida, que suas florestas e rios sejam sempre cheios de vida.

    Tudo isso me fez lembrar isso:

    Posts relacionados:



    Dia internacional das águas e a enquete no Twitter
    O Dia D – COP 15

8 Responses to “Feliz dia do Índio”

  1. Carlos Tomaz disse:

    No feed: Feliz dia do Índio http://bit.ly/df3Xny #gReader

  2. Feliz dia do Índio – http://ow.ly/1AcIv // Já que o #twitterfeed não voltou do FDS… pega o post de hoje ^^

  3. Renan Ishin disse:

    RT @vivoverde: Feliz dia do Índio – http://ow.ly/1AcIv // Já que o #twitterfeed não voltou do FDS… pega o post de hoje ^^

  4. RT @vivoverde: Feliz dia do Índio – http://ow.ly/1AcIv // Já que o #twitterfeed não voltou do FDS… pega o post de hoje ^^

  5. Novo Post: Feliz dia do Índio: Hoje, comemora-se o dia do índio. Data comemorativa constitucional… http://bit.ly/97LW06 (via @VivoVerde)

  6. Cleysinho :) disse:

    RT @vivoverde: Novo Post: Feliz dia do Índio: Hoje, comemora-se o dia do índio. Data comemorativa constitucional… http://bit.ly/97LW06 (via @VivoVerde)

  7. renan ishin disse:

    RT @VivoVerde: Feliz dia do Índio – http://ow.ly/1AcIv // Já que o #twitterfeed não voltou do FDS… pega o post de hoje ^^

  8. Valeu Daiane…..Feliz Dia do Índio !!!!!

Deixe uma resposta