FIAT Automóveis: empresa cidadã e sustentável

FIAT Automóveis: empresa cidadã e sustentável

A-FIAT-12

Em visita a fábrica de automóveis FIAT S.A. na cidade de Betim (MG) em 18 de abril de 2016, deparamos com algo digno de uma empresa de primeira linha, de primeiro mundo e principalmente de mãos dadas com a sustentabilidade.

Aparelhada com tecnologia de ponta aliada a profissionais qualificados e principalmente comprometidos, traçou um belo caminho no sentido de produzir com responsabilidade mantendo foco no desenvolvimento sempre, sustentável.

Sabendo das dificuldade em angariar adeptos que “comprem” de verdade as ideias sustentáveis, promove de maneira constante atividades despertadoras deste sentimento.

A-FIAT-01

Já nas dependências da fábrica, após saboroso café com pão de queijo delicioso (claro que não poderia faltar, rsrs) entre outras guloseimas, nos reunimos com o coordenador da área de Segurança de Meio Ambiente da FIAT, que nos apresentou o projeto no qual o maior, intuito é o de promover a conscientização dos colaboradores no sentido de proporem soluções sustentáveis e colocá-las em prática.

Projeto este, que triunfou.

A-FIAT-08

Minimizar o desperdício, as perdas, economizar energia e água são alguns tópicos propostos pelo projeto.

A participação no projeto rende ao agraciado, além de possível bonificação em dinheiro, o reconhecimento através de fotos no mural com detalhes sobre a solução encontrada e respetivos resultados. Como também pode acontecer de entrevistas para revistas e jornais externos de grande circulação.

A-FIAT-02

 Um dos pontos altos da visita foi o bate papo na hora do almoço (que também estava delicioso, rsrs) com o Designer Urbano contratado pela FIAT para pensar nas dificuldades sofridas pelos grandes centros em questões como mobilidade e qualidade de vida, despertando o papel da montadora e sua contribuição para este contexto a médio e longo prazo.

Esses “pensamentos” são discutidos por todo o Brasil através de encontros permanentes monitorados pela USP com a participação de autoridades no assunto, visando criar soluções para o automóvel do futuro, que agrida cada vez menos o meio ambiente usando combustíveis cada vez mais sustentáveis.

 A-FIAT-03

Outro ponto alto foi a apresentação do programa Árvore da Vida junto a visita à cooperativa CooperÁrvore, gerada pelo programa.

O Árvore da Vida – Jardim Teresópolis abrange cerca de 33 mil pessoas, realizando ações direcionadas ao desenvolvimento local para crianças, jovens e adultos e seus núcleos familiares além das escolas, promovendo a melhoria da segurança, saúde, trabalho e educação.

Leia a seguir um resumo das ações, atitudes e projetos abraçados pela FIAT:

A-FIAT-07

MEIO AMBIENTE

A Fiat estabelece e aplica seu Sistema de Gestão Ambiental e de Energia de acordo com as normas ISO 14001 e ISO 50001, alinhado aos princípios de sua Política Ambiental e Energética.

cooperarvore-cooperativa-fiat

 RECÍRCULO DE ÁGUA

  • Recircula 99% da água que utiliza nos processos produtivos. O Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos da fábrica em Betim está em atividade desde 1998 e foi modernizado em 2010.
  • A utilização dos sistemas de Membranas (MBR) e Osmose Reversa proporcionou o avanço tecnológico que resultou na melhoria qualitativa, propiciando o aumento do volume de água recirculada de 92% para 99%, em 2010. Na prática, significa a quase eliminação da captação da água potável da rede pública para o uso industrial e uma economia que corresponde, em valores, ao abastecimento de uma cidade de 30 mil habitantes.
  • Diariamente, monitora os parâmetros do efluente tratado em um laboratório próprio.

 reciclo-de-agua-fiat

 PROJETO ÁRVORE DA VIDA – JARDIM TERESÓPOLIS

  • Oferece atividades socioeducativas: realiza oficinas de percussão, canto, esporte, atividades de formação humana e educomunicação, com a participação de adolescentes de 12 a 15 anos.
  •  Fomenta a geração de emprego e renda: apoia jovens e adultos na conquista de uma vaga no mercado de trabalho e oferece oportunidade para os comerciantes da região aperfeiçoarem a gestão de seus negócios. Uma das iniciativas é a Cooperárvore. A cooperativa social cria e desenvolve acessórios de moda, como bolsas e chaveiros, com os materiais reaproveitados da indústria automotiva, doados pela Fiat e parceiros.
  • Promove o fortalecimento da comunidade: articula e capacita as lideranças e gestores para o desenvolvimento local. O trabalho deu origem à Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis, que reúne instituições na busca de soluções para os principais desafios da região.

A-FIAT-09

  • A capacitação profissional oferece formação técnica na área automotiva para jovens de 18 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é realizada em parceria com a Rede de Concessionárias Fiat em sete estados brasileiros. Desde 2006, o programa já capacitou mais de 600 jovens. Incentivos como cesta básica, uniformes, transporte e alimentação, além da possibilidade de tirar a carteira de motorista, são oferecidos a todos os participantes.
  • Desde 2004, mais de 20 mil moradores já foram beneficiados pelo programa, que é realizado em parceria com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Moradia Humana (CDM) e a Fundação AVSI, conta com o suporte da Rede Fiat de Cidadania, constituída por uma aliança intersetorial gerida pela Fiat e formada por diversas empresas, especificamente fornecedores e Concessionárias Fiat, além do poder público.

A-FIAT-11

CIDADES SUSTENTÁVEIS

Inspirada nos movimentos por cidades mais justas e sustentáveis, apoia iniciativas que estimulam a participação do cidadão na formulação e controle das políticas públicas, nos municípios onde está presente.

Sua atuação em 2010, foi decisiva para a criação do Movimento Nossa Betim, que mobiliza cidadãos, empresas, entidades empresariais, organizações e entidades da sociedade civil bem como instituições de ensino e pesquisa, para construir e comprometer a sociedade e os governos com um conjunto de metas para o desenvolvimento da cidade.

Assim como em Betim, também desenvolve um trabalho integrado e participativo na cidade de Goiana (PE), para a melhoria da qualidade de vida regional, pautada na lógica das “Cidades Sustentáveis”.

 A-FIAT-04

PALAVRAS FIAT

De acordo com a empresa, as pessoas são o grande diferencial que torna tudo possível. Valorizar e respeitar quem faz a empresa é um de seus valores.

Reduzir os impactos sócio ambientais e promover a mobilidade de maneira mais sustentável é uma tarefa diária que fomenta projetos os quais resultam na introdução de novas tecnologias e processos promovendo mais eficiência energética, mais desenvolvimento de materiais verdes e novas alternativas de energia.

A-FIAT-05

Bem, resta-nos deixar os Parabéns a esta empresa no que diz respeito a seu modo de gestão eficiente, sustentável e de olho no futuro, atitudes que visam garantir um mundo habitável e melhor às novas gerações.

Grande abraço!

Este artigo teve a colaboração de José Geraldo de Oliveira Cruz – instrutor do Sistema FIEMG, graduado em Geografia, Técnico em Edificações, com 02 Pós-Graduações em Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental, entre vários outros cursos profissionalizantes. Foi nosso representante na visita.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Imagens: Reprodução / Fiat Automóveis e sites citados