Fundação Nexans anuncia abertura de novo processo de escolha de projetos sustentáveis de acesso à energia voltado ao Terceiro Setor

foto fundação 4

A Nexans®, especialista global na fabricação e sistemas e cabos que levam energia para o homem, um dos protagonistas mundiais na transição do modelo energético de elétrico para renováveis, com mais de 120 anos de atuação e presença em todos os continentes, anuncia, por meio da Fundação Nexans® a abertura do processo 2017 de inscrição para projetos do terceiro setor que sejam destinados ao esforço mundial em permitir o acesso à energia a regiões e populações desprotegidas ou desassistidas tanto  de áreas rurais quanto urbanas.

Em 2016 foi a primeira vez que a Fundação disponibilizou recursos na America Latina para financiar projetos no Brasil, quando foram concedidos, nessa primeira iniciativa, mais de 300 milhões de reais ou cerca 100 mil euros a serem ofertados ao longo de 2017.  Os primeiros projetos agraciados serão implantados em Minas Gerais e no Amazonas pelas organizações Pacto Amazônia e a ECOA-Ecologia e Ação.

Burkina Faso

As organizações do 3º Setor poderão inscrever e concorrer ao budget deste ano destinado ao Brasil no período de 21 de fevereiro a 04 de abril próximos diretamente no site global da Entidade http://fondationnexans.com/en/ onde se encontram o regulamento e os critérios para a concessão e escolha dos projetos.

As organizações brasileiras que tenham boas iniciativas de acesso à energia em regiões desassistidas no Brasil e que considerem nos projetos a expansão econômica, social e bem estar humano da região ou área podem obter recursos que chegam a mais de 300 mil euros. O equivalente a 1 milhão de reais, valor que poderá ser dividido entre os projetos vencedores com base em suas proporções e em critérios estabelecidos pela Comissão Julgadora. Entre os principais preceitos de escolha está o impacto para as comunidades beneficiadas de acordo com suas necessidades.

 A preservação dos recursos naturais é hoje uma das principais preocupações em todo o mundo. Entre os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015 está a melhoria do acesso à energia sustentável. Hoje, aproximadamente 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo não possuem acesso à energia elétrica. No Brasil, de acordo com o último Senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 700 mil famílias.

A Fundação Nexans já propiciou o desenvolvimento social, humano e o desenvolvimento de comunidades por meio dos projetos apoiados em regiões como o sistema de eletrificação da Vila de Gamegblé na cidade do Togo, na Africa para escolas primarias no projeto denominado “Women of Africa in Togo”; o  “Es Amis d’Enercoop”, da França, projeto denominado ”Solidariedade Energética ” que pretende angariar fundos através da micro doações em contas de energia para apoiar ações locais na luta contra a pobreza energética na França; o do Grupo ALEIMAR na Eritréia, país localizado no chifre da Africa, projeto que visa instalar um sistema fotovoltaico para fornecer luz e energia eléctrica a uma clínica em Zagher, aldeia localizada nas montanhas daquele Estado dentre tantos outros já ganhadores em apenas três anos de atuação da Fundação, em 2013 com o objetivo de apoiar projetos sociais que visam levar energia para comunidades carentes em todo o mundo, promovendo a responsabilidade e desenvolvimento social, humano e econômico.

www.nexans.com.br |

facebook.com/NexansBrasil