Governo do Estado do TO recebe sistema de gestão de Unidades de Conservação

Com o slogan “Um GESTO seu pode mudar o mundo”, a parceria entre o Governo do Estado e a Organização Não Governamental TNC – The Nature Conservancy lançam nesta terça-feira, 17, em São Paulo, no auditório Ibope às 9h30, o GESTO – Sistema Estadual de Criação e Gestão de Unidades de Conservação do Tocantins. O sistema é um dos únicos na América Latina capaz de gerenciar as Unidades de Conservação desde a criação até o gerenciamento financeiro e administrativo das UC’s.

Responsável pela execução da política de meio ambiente no Estado e gestão das Unidades de Conservação Estaduais, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, representado pelo gestor Alexandre Tadeu, e representantes da Semades – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável receberão o sistema que terá acesso a diversas informações sobre as unidades de conservação.

Com a ferramenta a gestão das UC’s vai partir dos dados disponíveis no sistema, que apresentará informações para técnicos e usuários, como fotos e atrativos das áreas, as formas de acesso (por estrada, via fluvial ou pista de pouso), lista de espécies da fauna e flora localizadas, pesquisas geradas nas UC’s, entre outras.

Além disso, o sistema colabora para o trabalho de fiscalização da área, uma vez que apresenta as rotas e também os pontos de risco para queimadas e pressões externas. O sistema ainda possibilita saber quais são os programas sociais e ambientais existentes ao redor da região.

De acordo com os técnicos da TNC e da Semandes que estão desenvolvendo o sistema para o Tocantins que é primeiro Estado brasileiro a implantar o software na sua totalidade. Já o Naturatins irá executar o sistema nos parques estaduais do Cantão, Jalapão, Lajeado e também o Monumento das Árvores Fossilizadas dentre outros.

O lançamento do Gesto acontecerá em dois momentos, na capital paulista, com a participação da TNC, financiadora da elaboração do software, e em Palmas, no dia 07 de junho, paralelo à solenidade de abertura da 17ª Semana no Meio Ambiente.

Aproveitando a realização da Agrotins, que acontece nesta semana entre os dias 10 e 14, a Semades promove uma atividade chamada de “pré-lançamento” do GESTO, coordenada pela Diretora Andrea Bangoim, onde há técnicos e monitores apresentando a ferramenta ao público que visita o stand.

Para o presidente do Naturatins, receber este sistema será um grande ganho, principalmente para a proteção das áreas protegidas. “Parcerias como essa reforçam as ações e intenções em prol da preservação do meio ambiente, levando o Tocantins a ser referência de gestão de Unidades de Conservação do país.

Imagens – Stand do GESTO na AGROTINS 2011

Parcerias

Em fevereiro de 2008 o Governo do Estado firmou um termo de cooperação técnica com a TNC – The Nature Conservancy, que visa fomentar as decisões das políticas publicas ambientais. O objetivo da parceria é dar suporte técnico e científico ao Instituto para consolidar ações que busquem o desenvolvimento sustentável do Estado.

Atuante em mais de 32 países, a The Nature Conservancy, é uma organização mundial que busca conservar a biodiversidade. No Brasil desde 1988, desenvolve iniciativas nos principais biomas nacionais (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga), com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a conservação dos ecossistemas naturais.

Por Fábio Souza (ASCOM –  NATURATINS)