Governo do Tocantins lança 2ª edição do Prêmio Mérito Ambiental

meritoambiental2018

Nesta sexta-feira, 19, no Palácio Araguaia, foi lançada a 2ª edição do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins, que possui o objetivo de reconhecer e estimular boas práticas ambientais por parte da sociedade civil, governos e iniciativa privada.

A 2ª edição do Prêmio Mérito Ambiental será realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). As inscrições iniciarão a partir da próxima segunda-feira, 22, e vão até o dia 25 de março deste ano, exclusivamente por meio da internet no site www.semarh.to.gov.br/premiomeritoambiental. No hotsite do prêmio é possível também encontrar outras informações como o regulamento e o cronograma.

O prêmio possui seis categorias, são elas: Comenda Jornalismo Ambiental, onde serão homenageados os veículos de comunicação televisivos, radiofônicos e profissionais da área da imprensa; Troféu Responsabilidade Ambiental, voltado às empresas, universidades e organizações não governamentais; Comenda Boas Práticas Sustentáveis, destinado aos proprietários rurais e agricultores familiares; Troféu Escola de Educação Ambiental, para premiar duas escolas; Troféu Cidade Sustentável, para contemplar as gestões municipais e prefeituras que desenvolvem trabalhos e projetos ambientais; e o Troféu Mérito Ambiental, para os Comitês de Bacias que mais atuaram na proteção dos recursos hídricos do Tocantins.

A 1ª edição do Prêmio Mérito Ambiental, realizada no ano passado, contou com a inscrição de 54 projetos. A meta para este ano é aumentar o número de inscritos. “Por isso, pedimos a colaboração das escolas, universidades, prefeituras, empresas, indústria e veículos de comunicação na divulgação desse prêmio”, solicitou o subsecretário Fábio Lelis.

As dúvidas em relação à premiação podem ser esclarecidas pelo telefone (63) 3218-2175. O evento deste ano está previsto para ocorrer no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Premiação

Como forma de premiação, além de troféus, serão conferidos aos vencedores de cada categoria os seguintes bens e equipamentos:

  • 1ª) Comenda Jornalismo Ambiental (02 outorgas)– 01 (um) Tablet para cada profissional autor da produção de cada uma das subcategorias (televisiva e radiofônica);
  • 2ª) Troféu Responsabilidade Ambiental (01 outorga)– 01 (um) Notebook;
  • 3ª) Comenda Boas Práticas Sustentáveis (02 outorgas) – 01 (um) Kit Solar de Bombeamento de Água para cada vencedor;
  • 4ª) Troféu Escola de Educação Ambiental (02 outorgas)– 01 (uma) Composteira Automática para cada escola vencedora;
  • 5ª) Troféu Cidade Sustentável (02 outorgas) – 01 Kit para estruturação do Órgão Ambiental Municipal, contendo: um computador, uma impressora, um estabilizador, um GPS, uma mesa e três cadeiras para cada gestão municipal vencedora;
  • 6ª) Troféu Mérito Ambiental (01 outorga) – 01 (um) Notebook.