Governo incentiva produção de energia limpa no Estado

O Governador Siqueira Campos demonstrou interesse nos projetos de geração de energia solar no Tocantins, apresentados nesta quarta-feira, 25, pelos representantes da J.R Consultoria, almirante José Ribamar Miranda Dias e comandante Vilmar José Fortuna, e da Kiocera, Antônio Granadeiro. Os empresários estavam em companhia dos secretários da Indústria e Comércio, Ernani Siqueira, da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, e do subsecretário de Energias Limpas da Secretaria da Agricultura, Ailton Parente, além do deputado Carlão da Saneatins.

Empresários são recebidos pelo governador, e pelos secretários da Indústria e Comércio, Ernani Siqueira, da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, e do subsecretário de Energias Limpas Ailton Parente, além do deputado Carlão da Saneatins.

Segundo o almirante José Ribamar Miranda Dias, assim como 2009 marcou o ano da energia eólica no Brasil, este será o ano da energia solar. Ele informou que o Governo Federal tem estudos avançados para regulamentar a geração e distribuição de energia solar o mais rapidamente possível. Estudos feitos por sua empresa revelaram que Palmas é propícia à geração deste tipo de energia, especialmente a Praça dos Girassóis, os prédios da administração pública e a residência oficial.

O almirante informou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou leilão para seleção de projetos que prevê a geração de 25 megawatts de energia solar em três anos, com um investimento de R$ 400 milhões. Segundo ele, no que é corroborado pelo consultor Antônio Granadeiro, a energia fotovoltaica e a energia ledvoltáica geram uma economia de 60% no consumo.

O Governador Siqueira Campos colocou os órgãos do Governo Estadual à disposição dos empresários para auxiliar na concretização das iniciativas na área da geração de energia limpa no Tocantins.

Via SECOM por Luiz Pires/Assegov