Instituições no TO fazem campanha para arrecadação de material para filhotes em situação de risco

326848_300

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), realizam uma campanha para arrecadar bichos de pelúcia, lençóis, cobertores e mamadeiras para filhotes em situação de risco, que diariamente são resgatados pelo Naturatins e outros órgãos ambientais e encaminhados ao Centro para tratamento e posterior soltura.

A campanha já sensibilizou servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), como a engenheira ambiental e gerente de Educação Ambiental, Edicleides Brito e o técnico em Educação Ambiental, Ricardo Mendes que estiveram no Naturatins doando bichinhos de pelúcia e outros produtos. A gerente conta que para ampliar a campanha, está organizando um ponto de coleta na Semarh, com a intenção de sensibilizar outros servidores.

“Desde criança gosto de animais e me sensibilizei com a reportagem do Naturatins sobre a campanha, quando a secretária da Semarh, Meire Carreira, compartilhou a matéria no grupo. A partir daí compartilhei o tema com meus grupos, solicitando doações”, destaca.

E foi compartilhando a matéria com o grupo da quadra onde mora, que Edicleides conseguiu a colaboração de Amanda Martins Pessoa, de 10 anos. Ariann Mª Martins Pessoa, militar da reserva, mãe da menina, disse que a garota ama animais, e fala em ser veterinária. “Minha filha tem muitos bichos de pelúcia e não é muito aberta a desfazer desses brinquedos, mas quando mostrei a reportagem, ela logo quis doar para a campanha”. Além das pelúcias, a mãe doou tapetes, lençóis e um edredon.

326847_300

O técnico ambiental da Semarh, Ricardo Mendes relata os motivos pelos quais está participando da Campanha. “Primeiro porque eu já cuidei de animais e sei da necessidade. Quando são vítimas de maus tratos, queimadas ou atropelamentos ficam muito prejudicados, carentes e o contato com um bichinho de pelúcia, por exemplo, favorece na recuperação”. O colaborador adiantou que no fim de semana irá ao município de Paraíso onde irá mobilizar mais pessoas para contribuir com a campanha do Cetas. “Também quero ajudar, porque a Semarh é parceira do Naturatins”, frisa.

Doação de medicamentos

No sentido de contribuir com o tratamento dos animais que são deslocados pelo Instituto até o Cetas, a bióloga, Aline Lopes dos Santos que representa uma empresa de serviços ambientais como foco no resgate e no monitoramento da fauna, fez doação de medicamentos ao Centro. “Como sabemos da necessidade do órgão em manter estes animais no Cetas fizemos pela primeira vez a doação desses produtos. E acredito que foi uma maneira de incentivar outras doações”, afirma.

Para a veterinária e supervisora da Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, é comum às pessoas terem em casa medicamentos que não estão sendo utilizados. Por isso, ela solicita que seja dado um destino mais apropriado, já que podem ser doados antes de vencer o prazo de validade. “Estes medicamentos podem ser doados ao Cetas. A assistência aos animais silvestres é crescente e toda ajuda é bem vinda”, salienta.

Fonte: Naturatins – Notícias