Jogo Limpo 2011 é apresentado às escolas públicas de Uberlândia

A OPA realizou o evento de apresentação do Projeto Jogo Limpo – Edição 2011 para escolas públicas de Uberlândia.
O projeto trabalha com crianças e prevê curso de formação para professores, acompanhamento pedagógico, distribuição de materiais educativos e ações nos meios de comunicação (TV, rádio e internet).

opa

A OPA – Organização para a Proteção Ambiental realizou o evento de apresentação do Projeto Jogo Limpo – Edição 2011 para escolas públicas da rede municipal e estadual de Uberlândia. O encontro, realizado no dia 15 de fevereiro, no Center Convention, deu início ao processo de seleção das escolas participantes. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, em especial profissionais da direção e educadores das instituições de ensino.

O evento foi realizado em parceria com o GAIA – Grupo Autônomo de Interações Ambientais, responsável pela assessoria pedagógica do projeto. Os representantes das escolas foram convidados a refletir sobre a concepção atual de desenvolvimento e conheceram o histórico da OPA e do Jogo Limpo, os objetivos da iniciativa e as principais atividades previstas.

Os presentes souberam também dos detalhes do curso de formação continuada de professores promovido pelo Jogo Limpo. Ao fim do encontro, o grupo Cantadores do Vento fez uma apresentação musical. Cada escola recebeu questionários para registrar as expectativas e o interesse em participar
do projeto.

Edição 2011 prevê módulos de formação e outras ações

O curso de formação será dividido em oito módulos mensais, que acontecerão entre março e novembro deste ano, com participação de cinco escolas e trinta vagas abertas aos educadores e diretores. O conteúdo envolve cultura, arte, ecologia e educomunicação. O intuito é estimular o protagonismo de alunos e professores e contribuir para sua sensibilização e senso crítico, fortalecendo a Cultura da Sustentabilidade.

Os livros-gibis que compõem o kit do Jogo Limpo serão distribuídos às crianças das escolas participantes durante intervenções artísticas. As instituições receberão visitas técnicas para acompanhamento pedagógico. As experiências
bem-sucedidas desenvolvidas pelos participantes  constituirão o Banco de Boas Práticas do projeto, além de serem veiculadas em TV aberta e divulgadas na Feira de Exposições, evento de encerramento da Edição 2011.

Projeto utiliza meios de comunicação para conscientizar

O Projeto Jogo Limpo tem foco nos alunos de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Uberlândia e região, permitindo que as crianças entrem em contato com a Educação Socioambiental. A iniciativa é patrocinada pelo Instituto Alair Martins e pelo Arcom, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoiada pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia.

A partir deste ano, o Jogo Limpo tornou-se um programa que vai além das ações nas escolas e utiliza os meios de comunicação para conscientizar as gerações atuais e preparar as gerações futuras.

O projeto prevê ainda a realização de programas de televisão e rádio, com dicas relacionadas à preservação do ambiente e ao desenvolvimento sustentável, além da divulgação das práticas realizadas nas escolas. Um ambiente virtual interativo disponibilizará jogos educativos e espaço para que a comunidade escolar registre e compartilhe suas experiências.

Sobre a OPA

A OPA é uma organização não governamental criada em Uberlândia – MG, em novembro de 2003, que tem como objetivos principais promover, estimular ou patrocinar projetos, programas e ações socioambientais, culturais e educacionais que visem à defesa, conquista, recuperação, conservação e preservação de bens e direitos relativos ao meio ambiente urbano e rural, seus recursos naturais e suas espécies animais e vegetais em todo o Território Nacional, com foco no Bioma Cerrado.

Contato: 0800 701 5508 / www.opa.org.br / opa@opa.org.br