Livro de receitas para crianças é tema de campanha de financiamento coletivo

Fotos: Crédito Emerson Silva

Fotos: Crédito Emerson Silva

Eu sou do tipo sentimental, então quando acho que vale o meu apoio e tenho ferramentas para isto, não exito! Foi oc aso desta ação!

Aquelas crianças gordinhas, com bochechas rosadas, fazem parte do imaginário popular de identificação do ideal de aparência saudável na chamada primeira infância. Nossa realidade é outra: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU), entre 1990 e 2015 o mundo perdeu 236 milhões de crianças de zero a cinco anos. Pelo menos 16 mil  nessa faixa etária morrem todos os dias, vítimas de doenças, acidentes e crimes.

No campo das doenças, as que mais atingem os pequenos, algumas podendo levar a óbito, se não forem tratadas, são otite (infecção no ouvido), infecção na garganta (amidalite/faringite), diarreia/desidratação, refluxo, gripe/resfriado, pneumonia, desnutrição, meningite, doenças respiratórias, como asma e bronquite, intolerância à lactose e ao glúten. A estas, podemos acrescentar males que antes atingiam com mais frequência os adultos, como as doenças cardíacas, sem contar a temida microcefalia.

Em meio a tantas ameaças à saúde muitas mães, mesmo sabendo que uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento infantil, consideram um grande desafio a elaboração de um cardápio que seja ao mesmo tempo saudável e atrativo aos pequenos.

Pensando nisso e aproveitando sua experiência pessoal como fisioterapeuta, ex-proprietária de restaurante e mãe, Valdenicia Fernandes Ferreira, mais conhecida como Nice Fernandes decidiu reunir em um livro receitas criativas e saudáveis, a maioria delas muito simples e de fácil execução. Todas testadas e aprovadas por sua própria filha, a pequena Sophia, de 3 anos.

Fotos: Crédito Emerson Silva

Fotos: Crédito Emerson Silva

A ideia de elaborar um livro foi construída aos poucos. Todos os dias, Nice monta cardápios que supram as necessidades alimentares e que sejam auxiliares na recuperação dos problemas de saúde de sua filha. Com o tempo, habituou-se a registrar seus pratos em uma rede social, chamando atenção de seus seguidores – a maioria pais e mães sempre atentos às suas dicas.

A obra contemplará cerca de 40 receitas referendadas por pediatra e nutricionista, texto complementar sobre a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde das crianças, glossário com alimentos saudáveis e sua indicação para cada situação, fotos ilustrativas das receitas.

Mais que um livro de receitas, esta obra pretende ser um guia para a família, que se vê diante do grande desafio de proteger seus filhos com uma alimentação saudável, mesmo diante da correria do dia a dia e da constante influência da mídia em torno de alimentos nem sempre saudáveis.

Como colaborar

 Para tornar este projeto realidade, Nice Fernandes, em parceria com a FIC – Fonte de Ideias Comunicações está apostando no sistema de financiamento coletivo, ou crowdfunding. Pelos próximos seis meses, o projeto estará a disposição para aquisição antecipada do livro e degustações.

Os interessados em saber mais sobre este projeto e adquirir uma das opções de recompensa possíveis pode acessar o Catarse, maior plataforma de crowdfunding, do Brasil, que garante transparência e profissionalismo no processo. Endereço: www.catarse.me/projects/55839

Você também pode entrar em contato por celular (whats), para saber mais sobre o projeto:  Nice Fernandes – 98118-7532  Seleucia Fontes – 99227-6635

Neste vídeo (clique aqui) ela fala do projeto!