Marca de roupa aproveita pequenos retalhos de tecido para fazer roupas de crianças

Marca-roupa-aproveita-pequenos-retalhos-fazer-roupas-criancas-1

Que a indústria da moda é insana e prejudica muito o meio ambiente, todo mundo já sabe! Se você ainda não conhece essa triste realidade, recomendo fortemente que assista ao documentário The True Cost, que revela o que está por trás de nossas roupas.

Boas alternativas, entretanto, começam a surgir em meio de tanto desgosto! A marca de jeans Levi’s, por exemplo, fez uma coleção de calças feitas a partir de redes de pesca. Existe também um aplicativo brasileiro, criado pela ONG Repórter Brasil, que denuncia mão de obra escrava, para promover o consumo consciente.

Uma marca californiana chamada Beru Kids entra para a lista de boas iniciativas. Além de pagar salários justos para mulheres, a empresa é comprometida com a produção ética de roupa de criança. Localizada no centro de Los Angeles, a fábrica utiliza retalhos de roupas para fazer pequenas peças infantis.

Os retalhos são adquiridos de outras fábricas e reutilizadas da melhor maneira possível, o que reduz a demanda de produção de materiais novos. Recentemente a marca começou a trabalhar também com algodão orgânico. “É um pouco assustador o fato de que 6% do lixo americano é composto por tecidos”, diz o site oficial da Beru. “Mais de 95% dos tecidos podem ser reutilizados ou reciclados, mas apenas 15% são de fato aproveitados”.

Todos os itens da marca são produzidos em pequenas quantidades e as estampas e cores estão mudando constantemente.

Texto: Jéssica Miwa

(Nota: Gostei muito do texto e da ação, e repliquei aqui no VV, vale acessar o texto original no The Greenest Post).