Missão: Potencial da energia solar no Brasil atrai players internacionais

 

Energia Solar já esta virando realidade aqui no Brasil, além do Governo algumas empresas já estão se movimentando em ter uma fonte de energia sustentável e mais econômica.

Forte no segmento de energia de origem hidroelétrica, o Brasil vem investindo nos últimos anos em fontes alternativas. Esse movimento atraiu empresários do setor de vários países, com destaque agora para a energia solar fotovoltaica, recurso farto no País, mas ainda pouco explorado. De olho neste segmento, a Solarplaza, empresa holandesa com foco em missões empresariais e conferências sobre energia solar fotovoltaica, traz na semana que vem ao Brasil sua primeira missão com foco exclusivo nesta área. Serão cerca de 30 empresários, da Europa, EUA, China e Índia, de empresas como Gehrlicher Solar, Enphase Energy, SPV Power Limited, Duke Enegy International, Sputnik Engineering, Jinko Solar e JA Solar.

 
No geral, os preços da energia elétrica no Brasil são elevados, principalmente onde a incidência de sol é maior. Segundo Edwin Koot, CEO da Solarplaza, “o Brasil desponta na área de energia solar, uma vez que os preços da eletricidade são altos, o sistema é interligado e a economia continua a crescer, o que demanda uma capacidade extra de geração”.

 

O executivo ressalta que, após a introdução da legislação da ANEEL referente o sistema de compensação de energia (netmetering) publicado em abril deste ano, um grande crescimento é esperado no mercado comercial e industrial de energia fotovoltaica, com as empresas procurando fontes renováveis e reduzir seus custos de energia. Além disso, segundo dados da ANEEL, cerca de 20 MW de energia fotovoltaica já foram instaladas no Brasil, sendo a grande maioria em sistemas off-grid (ou seja, não interligados ao sistema).

A agenda da missão empresarial inclui visitas a concessionárias de energia, a projetos de geração de energia solar, a fontes de financiamento e órgãos governamentais. O encerramento será na Conferência Internacional O Futuro Solar: Brasil, que reunirá, em São Paulo, especialistas e representantes de empresas da cadeia de geração de energia fotovoltaica do Brasil e de vários países. No mercado desde 2004, a Solarplaza já organizou mais de 40 eventos semelhantes em países como Alemanha, China, Espanha, Itália, Grécia, EUA, Índia, Reino Unido e França. Maiores informações sobre a missão no site: http://www.pvbusinesstour.com.br/.

 
O Brasil vem investindo nos últimos anos em fontes mais sustentáveis e econômicas. Esse movimento atraiu empresários do setor de vários países, com destaque para a energia solar fotovoltaica. Você sabe o que é e como funciona? No dia 20 de setembro, em São Paulo, terá a Conferencia Internacional O Futuro Solar que contará com palestrantes de diversos países interessado nessa energia limpa que está tomando conta do mundo.

 
Vamos sortear um ingresso para participar do maior evento sobre energia solar aqui em São Paulo. Quem estiver interessado enviar os seguintes dados: Nome completo, telefones, e-mail e endereço para o endereço eletrônico: contato@vivoverde.com.br