Novas fontes de energia para baterias de computadores de bolso

Baterias dominam a indústria portátil no mundo. Elas recebem design específicos como em aparelhos MP3 players, para smartphones, consoles de videogame e computadores tablet, feitas em íon- lítio servem como o principal meio de armazenamento de energia.

“As baterias deíons delítio são um tipo de bateriasrecarregáveis muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis. Armazenam o dobro de energia que uma bateriadehidretometálicodeníquel (ouNiMH) e três vezes mais que uma bateriadeníquelcádmio (ouNiCd). Outra diferença da bateria de íons de lítio é a ausência do efeitomemória (não vicia), ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrário da bateria de NiCd.”  [ Wikipedia]

Fundamentalmente, baterias de íon lítio são usadas porque é a bateria mais economica. No entanto, a aceitação generalizada das baterias, em geral, é na verdade apenas mais uma ausência de alternativas reais (não há outra fonte de energia compatível) que supere a sua real eficácia.

Isso pode mudar em poucos anos, porém, porque de acordo com as idéias e propostas de empresas e instituições de pesquisa, algumas das nossas fontes de energias alternativas pode realmente ser usado diretamente e integrada a estas peças portáteis de tecnologia.

Alimentados por energia solar para Laptops

Usando o poder aparentemente interminável do sol, um computador portátil movido a energia solar recolhe a luz solar e usa a energia solar convertida constantemente em energia elétrica para carregar a bateria. Embora essa idéia pode parecer muito simples e óbvia, isto não é apenas um simples sistema de energia solar que é conectado a um laptop.

Esses computadores portáteis realmente têm um painel solar integrado diretamente em seu projeto, e o painel é realmente conectado diretamente ao computador em si. Em teoria, mesmo que o painel solar não é eficiente por padrão, ele ainda é capaz de produzir indefinidamente a energia necessária a este tipo de configuração. Não recomendamos carregá-los, enquanto a unidade está ligada, porém, ou você pode enfrentar paralisações térmicas a cada minuto.

Um modelo deste exemplo é distribuído comercialmente com energia solar portátil é o netbook Samsung NC215S. O painel inteiro é colocado diretamente e construído na tampa do netbook.

Combustível a Células de Hidrogêni para iPads

Algumas vezes pensou-se que o hidrogênio seria perigoso demais para caber em itens que você costuma colocar no seu bolso. Bem, pense novamente, pois algumas empresas de tecnologia estão realmente considerando as potencialidades das células a combustível de hidrogênio para alimentar tecnologia de bolso no futuro.

Apple, uma das maiores companhias de tecnologia está decidida a encontrar uma alternativa melhor para baterias, ela mesma apresentou uma patente antes do final do ano de 2011. A patente continha informações sobre o seu protótipo de um sistema de célula de combustível de hidrogênio proposto que atuaria como um substituto. Além do aumento de energia espantosa que teria um poder ininterrupto aos aparelhos de combustível de hidrogênio para células, um dos benefícios mais esperados desta tecnologia é quase o instantâneo tempo de “recarga” as células de combustível.

Gadgets que funcionam em metano

Quem teria pensado que o gás que você usa na cozinha serveria para alimentar cargas de bateria? Apesar de associar o metano ao cheiro muito forte, essa tecnologia fica desenvolvida, você pode ter certeza que seria um par de vezes mais eficazes do que as nossas atuais baterias de lítio.

Originalmente, as células de combustível que usam o metano não são realmente prático de usar, e, portanto, não possui qualquer valor econômico como uma fonte sustentável de energia. Isso mudou no entanto, quando pesquisadores da Harvard de Engenharia e Ciências Aplicadas foram capazes de desenvolver células especiais de óxido de película fina de combustível sólido (SOFC). Esta descoberta recente abriu a possibilidade para SOFC se tornar menores e mais densas, isso deu lugar à fabricação possível eventual de células a combustível de metano sem o uso de materiais caros.

 

“Texto em inglês: A atualização mais recente em sua pesquisa foi o teste bem sucedido de seu trabalho no protótipo de microSOFC abril de 2011.” [Harvard de Engenharia e Ciências Aplicadas]

É seguro dizer que as baterias serão obsoletas, uma vez que estas fontes de energia tornam-se amplamente utilizadas, em dispositivos eletrônicos no futuro? Improvável, mas ela provavelmente poderia prolongar as cargas nos aparelhos que consideramos indispensáveis como meio de informação.

 

Coluna : Tecnologia Verde

Tag: TI Verde

Editor: Thiego Reis / Técnico em manuntenção eletrônica na Vale
Twitter | Google Plus | Facebook | Skype: RealThiego | Email

Biografia: Thiego é um pesquisador e um observador do progresso tecnológico da humanidade. Ele também é um entusiasta do pensamento humano e um defensor do ambiente amigável de energia alternativa. E também criador do site ideiascretinas.com.br.