#oquevidomeio – José de Almeida e as mudanças na agricultura

Jose de Almeida Rodrigues - UMA

Jose de Almeida Rodrigues – UMA

O projeto #oquevidomeio finalmente nasceu! E com um relato bem lúcido e cheio de recordações. É a história do senhor José de Almeida Rodrigues, 67 anos, natural de Minas Gerais e residente em Palmas/TO. #oquevidomeio nasceu de uma ânsia minha de escutar os idosos/velhos que já viveram bons anos de idade e que agora tem boas histórias para contar. É simples, eles só precisam responder a seguinte pergunta:

O que você viu de mudanças no meio ambiente ao longo de sua vida?

Meu primeiro contato foi com os idosos da UMA – Universidade da Maturidade, que é uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade. De início, dei uma plalestra para eles sobre percepção ambiental, que é “uma tomada de consciência do ambiente pelo homem” ou seja, como se auto define, perceber o ambiente que se está localizado, aprendendo a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma. Com isto bem definido, coloquei os idosos para escreverem suas percepções e o que elas viram de mudanças no meio ambiente ao longo de suas vidas. O resultado foram histórias geniais, que logo vou publicando aqui!

A primeira história como disse, é a do senhor José de Almeida, que falará sobre as mudanças que ele viu na agricultura:

Gostou? Comente também suas impressões sobre as mudanças na agricultura. Quer participar? Conhece alguém ou você mesmo quer relatar o que viu de mudanças no meio ambiente? Grave um vídeo pequeno com suas impressões com a tag #oquevidomeio no título e encaminhe para mim no e-mail contato@vivoverde.com.br para que eu possa disponibilizar aqui. Conhece algum projeto com idosos e quer me ajudar? Entre em contato! Quero conhecer muitas histórias.

Dê voz aos idosos!

Escute os idosos!

Eles têm muito o que nos ensinar!