Palestrei sobre a importância da água e seus usos em Porto Nacional/TO e celebramos com as crianças o #diadaágua

Neste último dia 22/03 (quarta-feira) foi o dia mundial da água, dia este celebrado para que todos relembrem a importância que deve existir em relação à conscientização sobre a água e o uso dela.

IMG_20170322_135040916

Com isto, fui convidada pela Secretaria de Meio Ambiente e Superintendência de Habitação e Meio Ambiente para palestrar sobre a água na Escola Municipal Deasil Aires da Silva no município de Porto Nacional/TO, e lá fui eu, cheia de vontade e determinação para encontrar uma turma de 52 alunos do 5° ano. Preparei uma palestra sobre “A importância da água e seus usos”.

A palestra foi ótima, super interativa e com uma troca bem calorosa de ideias tanto minha quanto das crianças, onde nos divertimos. Mas a programação tinha muito mais, como a visita ao Viveiro Municipal de Porto Nacional.

Ontem mesmo saiu uma matéria no site da prefeitura falando sobre a ação, e eu, representando o #VivoVerde estava lá, segue o trecho:

“A programação teve inicio às 13 horas na escola municipal Deasil Aires, com uma palestra da Engenheira Ambiental, Daiane Santana, idealizadora do Blog Vivo Verde, com o tema: “a importância da água e seus usos”, abordando as práticas ambientais e com temáticas ligadas ao meio ambiente, a profissional falou para uma sala de aula cheia de crianças, sobre o uso consciente da água e sobre como devemos nos portar diante de uma possível escassez, a palestra foi muito bem aceita pelos alunos, que puderam interagir dentro do evento. “Cerca de 0,008% de água de nosso planeta é potável, e sabemos que grande parte destas fontes estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem, e o nosso futuro depende de como usarmos esse bem tão precioso hoje”. Pontuou Daiane.”

Fui super bem recebida pela escola e pelos alunos, que logo logo estávamos trocando ideias sobre os usos da água. Amo muito fazer este tipo de trabalho. Enquanto estava com eles na segunda parte do evento, que era a plantação de sementes, me lembrei de quando eu estava na idade deles, e fui apresentada aos cuidados ao meio ambiente, me veio uma lembrança cheia de amor uma plantinha que plantamos, ainda hoje quando retorno à minha cidade a vejo no pátio da escola. Tais ações ficam para a vida inteira, e tenho certeza que com aquelas crianças não foi diferente!

IMG_20170322_144003136_HDR

Na ida ao viveiro, os alunos puderam conhecer os trabalhadores que tomam conta do local, aprenderam como se planta uma muda já em fase de plantio, tudo isto nas margens de um córrego. Depois de um momento de “recreio/lanche”, eles também puderam colocar a mão na massa (no caso, na terra) e plantar cada um a sua sementinha, estas serão cuidadas pelo pessoal do viveiro e depois plantadas nas margens dos córregos e nascentes da cidade (já fica aqui meu interesse em participar desta ação também rs), ao final rolou uma gincana bem animada, com obstáculos e dicas de meio ambiente. Tudo isto teve a parceria da empresa Fortaleza Agrícola de Porto Nacional/TO.

Vejam mais fotos:

IMG_20170322_143401608

As crianças se preparando para a plantação! Na ação também foram doados cestas básicas.

IMG_20170322_144353083_BURST000_COVER_TOP

As crianças aprendendo a plantar.

IMG_nr0w8q

As crianças plantando mudas na margem do córrego.

IMG_20170322_154759948

Depois de plantadas as sementes, as crianças mostram com felicidade!

IMG_20170322_160018647

O #VivoVerde deixou sua contribuição futura para os mananciais de Porto Nacional/TO.

IMG_20170322_152549971

As crianças durante a gincana com foco em sustentabilidade e água.

Agradeço à Prefeitura Municipal de Porto Nacional – TO, representada pela Secretaria de Meio Ambiente, à Secretaria da Juventude, Secretaria de Infraestrutura e Escola Municipal Deasil Aire pelo convite e confiança em mim e também, em especial às crianças pela participação e dedicação, e à empresa Fortaleza Agrícola (Fanpage) por acreditar na ação.

Você pode acompanhar tudo que aconteceu no Instagram do @VivoVerde  e também no Twitter do @VivoVerde! Para contato em eventos, mande um e-mail para contato@vivoverde.com.br ficarei muito feliz de poder contribuir com meus conhecimentos.