Palmas/TO recebe selo de universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto

Tratamento de Esgoto em Palmas/TO. Foto: Regiane Rocha

Tratamento de Esgoto em Palmas/TO. Foto: Regiane Rocha

A Prefeitura de Palmas recebe nesta quinta-feira, 17, o selo comemorativo da universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto, uma vez que a Capital tocantinense atingiu a meta levando o serviço a mais de 80% dos moradores. A solenidade acontecerá às 19 horas, no gabinete II localizado na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup). Durante a solenidade serão entregues placas comemorativas tanto para a gestão municipal quanto para a concessionária Odebrecht Ambiental | Saneatins.

O evento contará com uma palestra do diretor de Comunicação do Instituto Trata Brasil, Rubens Filho, que falará sobre os ganhos sociais do saneamento básico.

Palmas alcança o patamar de levar o serviço a mais de 80% dos moradores da cidade, isso equivale a dizer que mais de 210 mil palmenses já utilizam plenamente o serviço. Este resultado traz consigo o cuidado com saúde, com o meio ambiente e com qualidade de vida.

Para atingir a marca, o trabalho incluiu a construção de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), como as ETE Santa Bárbara, Santa Fé e Taquari, localizadas na Região Sul de Palmas, que somadas à ETE da Região Norte, ampliaram e garantiram a capacidade de tratamento de esgoto da cidade para o presente e o futuro. Além disso, foram implantadas centenas de quilômetros de novas redes coletoras pelos bairros da região para garantir o acesso ao serviço.

“Vamos receber o selo de primeira capital brasileira com o serviço de coleta e serviço universalizada, isso ocorre quando essa coleta ultrapassa 80% do total a ser coletado, e assim teremos mais saúde e qualidade de vida para toda a população”, reiterou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

Com informações de Ascom Odebrecht Ambiental | Saneantins e Prefeitura de Palmas

Nota da autora: Parabenizo a gestão de Palmas pela belíssima iniciativa, só assim o meio ambiente e a saúde pública podem atingir sua excelência e os cidadãos receberem o devido tratamento que merecem! Agora, vai do povo de deixar a cidade limpa e organizada!