#ParceriaUJ – Crise da falta de água motiva campanha de alerta

A falta de chuvas neste ano no estado de São Paulo agravou a situação dos reservatórios de água que abastecem a capital paulista e a Grande São Paulo. Infelizmente o nível do Sistema Cantareira não para de cair. E esse sistema fornece água para quase metade da região metropolitana de São Paulo! Por isso, é preciso ficar atento para não desperdiçar água no dia a dia.

Universo_Jatoba_agua

A The Nature Conservancy (TNC), maior organização ambiental do mundo, convidou cineastas do planeta inteiro para produzir um vídeo que mostrasse a importância da origem da água que é consumida em grandes metrópoles, como São Paulo. A campanha foi realizada em parceria com os cineastas da Mofilm.

De acordo com a TNC, atualmente a Grande São Paulo possui uma demanda de água 4% maior do que há disponível nos reservatórios que abastecem essa região. E essa situação pode se agravar pois, se nada for feito, em 2025, este déficit poderá ser quase cinco vezes maior.

Marcelo Moura, diretor de marketing da TNC no Brasil, destacou a importância do projeto. “Temos uma crise real de falta de água nos grandes centros urbanos no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, e todos precisam contribuir para amenizar esse cenário, seja a indústria, governo ou cidadão. É necessário criar essa provocação para despertar a importância da natureza para garantir o abastecimento das cidades”, ressalta.

A iniciativa da TNC resultou em 16 vídeos, desses 3 foram selecionados para serem votados pelo público. A campanha vencedora é chamada de “Upstream Projection” e mostra o caminho que a água percorre da floresta até as torneiras das casas e ressalta a importância de cuidar dos mananciais. Confira o vídeo. 

A degradação dos mananciais é um dos principais perigos para a continuidade do abastecimento de água. Segundo dados das TNC, mais de 60% da cobertura vegetal das bacias foram removidos, resultado da urbanização desordenada e da conversão de florestas para a expansão agrícola e pecuária extensiva.

Desde 2006, a TNC ajuda na conservação de mananciais e nascentes em São Paulo, com o objetivo de proteger as fonte d’água que abastecem a Grande São Paulo. A organização atua no Movimento Água para São Paulo, onde trabalha na articulação de governos, empresas e moradores do entorno da capital paulista sobre a importância de conservar os mananciais da região. Outro projeto apoiado pela TNC é o Conservador das Águas, que paga aqueles produtores rurais da cidade de Extrema, em Minas Gerais, que conversam as florestas e cabeceiras de rios da região para garantir que não falte água para as represas paulistas.

Logo Universo Satobá - Parceria