#ParceriaUJ #DiadaÁrvore – Entenda o porquê você deve plantar uma árvore

Universo-Jatoba-plantar-arvores-685x452

No último dia 21 de setembro (domingo) , foi o Dia da Árvore. Para celebrar, o Universo Jatobá gostaria de convidar você a pensar sobre a sua qualidade de vida no ambiente urbano. É fato que todo mundo vive cada vez mais acelerado nas “selvas de pedra” e não é à toa.

Segundo estudo da Universidade de Wisconsin, nos EUA, os moradores de bairros com menos de 10% de áreas arborizadas são mais propensos a sofrerem com depressão e estresse.

Para a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que exista pelo menos 12m² de área verde por habitante. A cidade de São Paulo, por exemplo, está longe disso. Na região mais urbana da cidade, a média é de 2,6m² por pessoa. Já em Goiás são 94 m² de área verde por habitante, o segundo maior índice do mundo.

Benefícios

Além de embelezarem os ambientes, as áreas verdes combatem poluição, contribuem para melhorar a qualidade do ar, reduzem o calor e a incidência direta de raios solares, além de serem importantes para a retenção das águas das chuvas, reduzindo a ocorrência de enchentes.

Você tem um quintal e gostaria de plantar uma árvore? Veja essas 6 opções de árvores frutíferas.

Universo-Jatoba-plantar-arvores2
Não tem espaço? Olha essa! Após detectar problemas pulmonares por causa da poluição do ar, o ativista indiano Kamal Meattle tanto estudou que conseguiu comprovar que algumas plantas são mais eficientes do que outras ao absorver gás carbônico e substâncias químicas tóxicas do que outras, devolvendo uma maior quantidade de oxigênio.

São elas: Palmeira areca, Espada de São Jorge e Dama do lago, também conhecida como Jiboia.

Se você já tem alguma delas e sentiu esses e outros benefícios, mande o seu comentário.

Matéria em parceria com o portal Universo Jatobá.

Logo Universo Satobá - Parceria