Quando e quanto irrigar? – #2




Depende dos fatores do clima, tipo e estágio de desenvolvimento da cultura e capacidade de armazenamento de água no solo.

Para isto é utilizada a determinação do balanço hídrico por meio de variáveis meteorológicas (temperatura, pressão, radiação, umidade relativa do ar, precipitação, velocidade do vento), a disponibilidade de água no solo às plantas está relacionada com a intensidade das perdas pelo processo de evapotranspiração que é a combinação da perda de água das plantas pela transpiração (processo biológico) e a perda de água do solo, pela evaporação (processo físico).

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de informações rápidas e precisas, com dados coletados automaticamente e que devem ser feitos por pessoas tecnicamente capacitadas e por meio de e4struturas de informações meteorológicas instaladas nos municípios.

Esta estrutura de informação dá ao usuário informações sobre previsão de tempo e uma visão geral das variáveis, mas em pequenas regiões podem não ser muito precisas as previsões do tempo e as informações meteorológicas nem sempre são disponibilizadas na velocidade necessária. O que seria viável, é o usuário ter ao seu dispor informações climáticas referentes a uma respectiva propriedade, podendo assim planejar suas atividades, como período ideal para semeadura, irrigação, colheita entre outras.