#ViagemVV: Chegou a hora de conhecer a Reserva Natural Salto Morato

A convite da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, amanhã eu vou ter a honra de conhecer a Reserva Natural Salto Morato, que está localizada em Guaraqueçaba, litoral do Paraná e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Estou bem ansiosa pela viagem, já que conheço apenas reservas ambientas por estas “bandas” de cá, ou seja, do bioma cerrado e transição amazônica, já imagino o que me espera em relação a vegetação sulista, mas já sei que irei me impressionar!

Reserva Natural Salto Morato - Crédito: Haroldo Palo Jr.

Reserva Natural Salto Morato – Crédito: Haroldo Palo Jr.

A primeira iniciativa da Fundação Grupo Boticário foi o apoio a iniciativas de conservação desenvolvidas por outras instituições. Desde a sua criação, financiou 1.375 iniciativas de mais de 472 instituições em todo o Brasil, o que permitiu a descoberta de 67 novas espécies de plantas e animais, o estudo de mais de 232 espécies ameaçadas de extinção, e beneficiou 445 unidades de conservação.

Reconhecida como sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco, a Reserva Natural Salto Morato protege 2.253 hectares de Mata Atlântica. Um dos problemas que a biodiversidade desse bioma enfrenta é o uso indiscriminado de seus recursos naturais, entre eles a palmeira-juçara, base da alimentação de diversos animais, incluindo a ave jacutinga. Para tentar aumentar a população dessa árvore na Reserva, a Fundação Grupo Boticário promoveu uma semeadura de duas toneladas de semente palmeira-juçara, entre 17 e 21 de junho. Este é segundo ano consecutivo que a semeadura é feita.

Bom, retorno na sexta-feira e quando for possível contarei todos os detalhes de como foi a viagem! Desde já eu agradeço o convite de toda a equipe da Fundação Grupo Boticário!

Foram convidados também os blogueiros,  Ísis do  Science Blogs, Onofre do Ecycle, Karlla do Diário de Biologia e o Rodrigo do Blog Rodrigo Barba.

Bora viajar .o/

Redes sociais:

Youtube | Facebook | Twitter | Tumblr | Instagram

Google+: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza