Você recicla seu lixo?

Opa, tudo bem que eu já disse para algumas pessoas, mas esta parceria com o twitter é uma de minhas maiores satisfações que tenho em postar no blog. Conhecer o perfil de meus leitores e seguidores aqui no Vivo Verde é muito gratificante.

Dias atrás decidi fazer mais uma enquete no Twitter, esta será marcada com a tag #EnqueteVV, quando você ver isto por lá, fique de olho que preciso de você. Desta vez a pergunta foi fácil:

enquetevv1

Recebi várias respostas (veja abaixo) e por incrível que pareça às pessoas que reciclam foi maioria, na verdade para minha surpresa. Tudo bem que, foram classificads por mim 13 respostas favoráveis a reciclagem e 12 contrárias, as outras não justificavam se sim ou se não, mas davam justificativas do que acontece em sua região, como por exemplo a “ignorância” de algumas pessoas na família que mostram barreiras quanto ao ato, a dependência quanto as prefeituras, a aplicação da redução e reutilização nas casas (esta resposta me impressionou muito, porque a pessoa que respondeu eu já conheço, foi um colega da época da faculdade, no qual conheço a sua bagagem quanto a are ambienta, o que me impressionou é que na verdade TODOS  FAZEM ISTO, mas muitos se esquecem que também é um ato de reciclagem) e ajudar as crianças em trabalhos de escola também já é uma boa iniciativa.

Todos os resíduos que geramos nos processos produtivos (indústrias)/casa devem ser tratados de acordo com suas características específicas e requisitos legais na hora do descarte, para que não causem prejuízo ao meio ambiente. Periodicamente devem-se realizar pesquisas de desenvolvimento para que os recicladores atendam às necessidades ambientais (isto vai também de reivindicar que as prefeituras também façam), pois, além da preocupação com a destinação correta dos resíduos, deve-se pensar em meios para que estes sejam na sua maioria recicláveis e reciclados.

Você sabia?

Confira o tempo que a natureza leva para decompor alguns produtos:

Papel: de 3 a 6 meses;

Pano: de 6 meses a 1 ano;

Filtro de cigarro: 5 anos;

Chiclete: 5 anos;

Madeira pintada: 13 anos;

Náilon: mais de 30 anos;

Plástico: mais de 100 anos;

Metal: mais de 100 anos;

Borracha: tempo indeterminado;

Vidro: 1 milhão de anos.

Desde já, obrigada pela participação, logo terá mais. Vocês também podem me mandar sugestão de enquete via comunidade no orkut, twitter ou e-mail. E você, não participou? Quer partiipar? É só me seguir no Twitter! CLIQUE AQUI.

E tem mais – Está rolando PROMOÇÃO no VivoVerde, GANHE UMA ECOBAG!! PARTICIPE

Clique em CONTINUE LENDO e veja o que os twitters responderam na #EnqueteVV.

@MundoDesbrava Busco sempre reciclar meu lixo, o grande problema como vi no JN de ontem é que os governos não possuem estrutura…#EnqueteVV

@pablolkz sim claro, dentro do possivel #enqueteVV

@ltarga #EnqueteVV – Você recicla seu lixo? @VivoVerde: com ctza! e trampo com isso .. Abrass

@Joziane -Não, é ruim assumir, mas não reciclo #EnqueteVV

@Draconianus #EnqueteVV pow, bem que eu queria, mas aqui em casa é um contra um muro de ignorância qualquer dia eu consigo.

@rickslz Não.. E que eu saiba aqui tb não tem empresas de reciclagem.. RT @VivoVerde #EnqueteVV – Você recicla seu lixo?

@ramonoid #EnqueteVV Sim! (Y)

@carlini Sim #EnqueteVV

@BasNerdice RT @insoonia: #EnqueteVV – Você recicla seu lixo? // não

@vegetando O lixo do laboratório/Instituição é reciclado, mas em casa não faço isso, apesar de passar um caminhão de coleta seletiva.

@Caiosr Não D: no meu prédio não tem espaço, mas alguns meses aqui em casa, levamos para algum lugar onde tenha espaço para recicláveis A, e na escola, mesmo sendo PARTICULAR, muitos (quase todos), não jogam nas cestas certas, MUITO ÓDIO, eu jogo no lugar certinho

@Nerdlr não. Por que aqui não tem coleta seletiva, mas, admito, nunca cobre isso das autoridades…

@NelsonJR4 Sim, reciclo em casa e no trabalho

@letiroese não reciclamos, separamos ele lá em casa 😛 e daí os “Agentes Ambientais” como são chamados aqui, levam pra reciclagem 😉

@dmartinss mando papel e jornal pra reciclagem

@caferrari morei em Paulínia/SP, lá tinha coleta seletiva, mas qdo passava o caminhão eles misturavam tudo. depende muito da prefeitura.

@king_vithor não

@vernerbezerra não reciclo!

@justplay infelizmente, não. Mas pretendo fazer isso um dia.

@aroldo666 sempre q possível ou quando eu lembro eu separo…=P

@Sete_OrelhasRT @VivoVerde #EnqueteVV – Você recicla seu lixo? #sempre

@felipe_leme Sim, eu reciclo. Inclusive aqui em casa tem um repervatório gigante no quintal para o lixo reciclável.

@carloshakme Nops !! 🙁

@Juninhu_Icon_lock#EnqueteVV – Raramente entrego Resíduos Sólidos pra Reciclarem… Aqui em casa aplicamos muito a Redução e Reutilização.

@VozdoAlem bom, eu separo todo o lixo corretamente e dou para carroceiros com cooperativas as coisas que eles revendem, como papelão e tal

@dolphindiluna dou a sorte de ter um deposito de reciclagem bem perto de casa! Então meu lixo é todo separado. Fora o q guardo para meus crafts!

@StefanoHenriqueRT  Eng. Daiane Santana VivoVerde#EnqueteVV – Você recicla seu lixo? Não, mas irei tentar.

@martapavlakRT @VivoVerde: #EnqueteVV – Você recicla seu lixo? Só pros trabalhos de escola da minha sobrinha.

@NaenoCancado eu não, mas tem uma empresa aqui q recolhe e recicla eu apenas separo.

@dedhy RT @VivoVerde #EnqueteVV – Você recicla seu lixo? #dificilmente