Vocês sabem que de publicidade eu não entendo muita coisa, mas o Brainstorm#9, vai me dando umas idéias bem legais. A última foi este furdunço que está acontecendo com o anúncio da WWF criado pela DM9, ou DDB Brasil se preferir, considerado desrespeitoso pela opinião pública (norte-americana).

hauahau

Premiado com Merit no OneShow deste ano, somente há alguns dias virou assunto na internet a peça impressa abaixo, em que a WWF diz que o tsunami na Ásia matou 100 vezes mais pessoas do que o ataque ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. O anúncio mostra dezenas de aviões indo em direção a Manhattan e colisão iminente.

É a conhecida tática de usar uma tragédia para dizer que a outra tragédia merece mais a nossa atenção. Isso já foi feito dezenas de vezes na propaganda, mas é claro, mexer com o 11 de setembro é inadmissível para os primos ricos do norte.

Com a polêmica instalada, a WWF condenou a peça e disse que jamais viu e aprovou a criação. A DM9 distribuiu nota declarando que “O anúncio Tsunami para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência”.

A mídia também se voltou contra o One Club, por ter premiado a peça, e em declaração ao NY Daily News, a DDB Brasil usou a velha saída de “os responsáveis pelo anúncio já não trabalham mais na agência”.

Mesmo com a grande cobertura de jornais e emissoras de TV dos EUA sobre o assunto, o golpe mais veemente veio do apresentador Keith Olbermann da MSNBC. No programa “Countdown”, ele coloca a equipe da DDB Brasil na lista das piores pessoas do mundo, e finaliza dizendo que espera, francamente, que o CEO da agência “morra de fome nas ruas”.

O Brainstorm #9 tiveram acesso também ao comercial dessa campanha. Você pode assistir abaixo. A data de produção, indicada na cartela do vídeo, aponta 6 de maio de 2009.

Para mim, a propaganda está ÓTIMA. É bom tocarem o coração do povo com este tipo de ALARME. Americano nem pensa muito bem em Meio Ambiente, o ataque de 11 de setembro foi uma coisa que os próprios americanos procuraram … as catástrofes ambientais também é um problema de cada um de nós. Fica aqui minha revolta com uma censurinha besta em relação a está ótima propaganda… e outra, vindo do WWF é bom respeitar.

______

Matéria editada com referência à original  – A polêmica WWF, DM9 e o 11 de setembro: “Francamente, espero que você morra de fome nas ruas” – do blog Brainstorm #9.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

37 thoughts on “

  • 2 de setembro de 2009 em 22:07
    Permalink

    Recomendo para todos a Leitura do livro Consfissões de um Assassino Econômico … mesmo que não justifique a ação do 11 de setembro, dá para entender pq tudo aconteceu e tantas outras coisas acontecem no mundo movidas pelo EUA!!!

  • 2 de setembro de 2009 em 22:12
    Permalink

    Esqueci de comentar, o livro descreve com os EUA explora países pobres economicamente e ambientalmente!!!!

  • 3 de setembro de 2009 em 2:10
    Permalink

    Ah, vai tomar no cú… quanta palhaçada anti-americana. Brasil tem mais que se fuder mesmo se tantas pessoas aqui forem idiotas como tu.

    Pra começo de conversa, O ANUNCIO NÃO TEM PÉ NEM CABEÇA!!!

    O que diabos tem a ver comparar 11/9 com o Tsunami asiático?? Aliás, justamente o Tsunami asiático, que NÃO FOI CAUSADO POR INTERFERENCIA HUMANA????

    NADA!!

    Bom, parabens Daiane, tu também é uma das piores pessoas no mundo. Tomara que tu também morra de fome nas ruas.

  • 3 de setembro de 2009 em 2:15
    Permalink

    Vai nessa garotinho …. e, obrigada por visitar o blog e comentar!

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • 3 de setembro de 2009 em 12:18
    Permalink

    Daiane, que tal deixar de lado essa síndrome do pobre coitado explorado pelo primo rico ? A verdade é que esse anúncio revela uma profunda ignorância sobre os fenomenos da natureza – tsunamis existem desde que o mundo é mundo, e não são causados pela ação do homem. Pelo menos um site como o seu deveria ter conhecimento disso. Além do mais, o anúncio é de extremo mau gosto, e ofende não só aos norte americanos, mas a qualquer ser humano que tenha um mínimo de empatia com o sofrimento dos seus semelhantes.

  • 3 de setembro de 2009 em 14:08
    Permalink

    achei a propaganda ótima, pois é fortíssima, e só assim que se pode atingir o publico o qual não se preocupa com o meio ambiente e com nós mesmos.

  • 3 de setembro de 2009 em 14:57
    Permalink

    Eu também concordo allan =]

    Ficar tentando tapar o sol com a peneira, não dá em NADA … paciência.

    _____

    E só eu mesmo para aguentar estes tipos de comentários (anteriores) … :S

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • 3 de setembro de 2009 em 17:00
    Permalink

    Eu acho que vocês estão fazendo tempestade em copo dágua, não se trata de sindrome ou falta de respeito. o 11 de Setembro foi uma tragédia sem precedentes, não foi criada pela natureza, mas ainda assim não é a maior tragédia de todos os tempos. E por mais covades que possam parecer os criadores da DDB, a criatividade e a qualidade do trabalho é visível! Parabéns aos criadores da DDB e desculpa aos americanos e aos ofendidos, mas eu acho que a gente tem que ser um pouco mais GENTE e fazer como os americanos, lutar e brigar pelos nossos. Putz.. to parecendo um Pêtista, mas tá velendo… Só acho que a menina não tem culpa de noticiar!

  • 3 de setembro de 2009 em 17:02
    Permalink

    Só pra arrematar, achei muito FODA a propaganda! Show de bola!

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • 3 de setembro de 2009 em 17:12
    Permalink

    A Dai não passa fome, não, meu filho, juro pra vc, que de fome ela não morre…
    Quem faz 1 blog desses, estuda, batalha como ela, cê acha que vai morrer de fome?
    Vc pode ser que mandando os outros assim praonde mandou possa ser denegrido um dia por ser “descoberto” e pague um mico homérico!
    Que raiva de quem entra na casa dos outros, inda por cima uma casa útil, pra bagunçar e xingar o dono da casa, é no mínimo MAL EDUCADO!
    Um beijo, querida!
    Não aguentei!

  • 3 de setembro de 2009 em 17:15
    Permalink

    hahahaah OBRIGADA Cris…

    =]

    Mas é assim mesmo, eu não apago comentários mais, antigamente eu apagava…. mas nem dá nada não… isto não me ofende… é apenas uma cabecinha miúda hahahha

    =]

  • 3 de setembro de 2009 em 17:17
    Permalink

    daiane, entrei por causa do “tomar no cú”, ele fez o meu dia! Adorei a tragédia sem precedentes também.

    Ja que estou comentando, acho lógico falar do assunto:
    “A violencia é o argumento do ignorante”
    e
    anti-americanismo é démodé.

    Saudades do fundo branco.

  • Pingback: Tâmara Corrêa

  • 3 de setembro de 2009 em 17:18
    Permalink

    Concordo com o Allan, infelizmente algusn seres humanos só aprendem sofrendo, ou vendo coisas fortes pra perceberem o perigo.

    abraços

  • 3 de setembro de 2009 em 17:22
    Permalink

    acho o fundo preto chique e ainda por cima economiza energia: Vivo Verde clean, pró energético, sustentável!
    Bjs

  • 3 de setembro de 2009 em 17:42
    Permalink

    Até concordo com a sustentabilidade do preto.

    Mas temos gosto estético diverentes e isso “é lindo” (Caetano)

    Viva a diversidade!

  • 3 de setembro de 2009 em 19:43
    Permalink

    hahahhaha é oque importa né? Jão ^^

    hahah mas vai ficar preto… desculpa por eu disseminar a discordia ahahh

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • Pingback: Márcio Lima

  • Pingback: Jonathan R. Almeida

  • Pingback: Maitê (Teka)

  • 4 de setembro de 2009 em 16:24
    Permalink

    Como publicitário, amante da profissão e do meio ambiente, acho que foi ótima a iniciativa da WWF e a coragem inicial da DM9’DDB por uma peça polêmica como essa. Mas me envergonho por todas essas pessoas não terem peito do Sr. Eco (Lost 4ª temp.) de bater no peito e dizer eu fiz mesmo e f@#@#$ o resto.
    Vimos isso em muitos lugares e achamos que o nosso problema é maior que o dos outros e outra, não se pode ser comentado de forma alguma.

    Isso é uma pena. Perde a WWF, a DM9, nós e o planeta, com um monte de babacas norte americanos como esses!

  • 4 de setembro de 2009 em 16:25
    Permalink

    Eu sabia que o preto prevaleceria.

    Apenas tornei público o meu sentimento ao branco (branco a cor, não aquele alemão sentado ali do lado).

    Bom final de semana para vocês

  • 4 de setembro de 2009 em 16:30
    Permalink

    Eu também achei a propaganda excelente, pq uma tragédia não deixa de ser menos importante que outra, só pq a mídia assim fez parecer.

    Eh uma pena essa reação de repúdio e dou meu apoio total ao pessoal que desenvolveu a propaganda, pois a tragédia maior pra mim é a de ver que a ignorância dos grandes ainda prevalece à sabedoria dos pequenos …

  • Pingback: Vivo Verde » 23 ECO-Anúncios legais

  • 8 de setembro de 2009 em 17:08
    Permalink

    Aos imbecis que dizem que não tem nada a ver…

    “O tsunami não tem nada a ver com a ação humana.”

    Cérebros de plâncton, isso tudo é decorrente do aquecimento global.

  • Pingback: allan doni

  • 11 de setembro de 2009 em 10:02
    Permalink

    usa são nossos irmão,love ir pra nyc comer chessecake,so,parem de fiamar meus honeys amigos yankees,ok?kisses,for you

  • 11 de setembro de 2009 em 10:03
    Permalink

    parem de difamar os states ,afinal,estados unidos,coração do mundo,como diz a globo,paradise,adoro cosmopolitan na 46 avenue

  • Pingback: allan doni

  • Pingback: vivoverde

  • Pingback: vivoverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.