Até quando vai ficar assim? Participe você também desta ação!

Esta foi a primeira pergunta que eu me fiz ao ver um problema por vários dias, o batizei  carinhosamente como “lixão urbano”. Chegou uma hora que não consegui mais ficar só olhando, decidi “agir”, criei uma fanpage com o mesmo nome da minha indignação “Até quando vai ficar assim?“.

Lixão urbano entre as quadras 404 e 406 Norte, próximo ao Parque Sussuapara em Palmas/TO

Criei a fanpage em outubro, apenas com o objetivo de “monitorar” este lixão urbano.

Esta Fanpage é para eu acompanhar até quando vai o descaso das pessoas e também dos órgãos de gestão quanto aos lixões urbanos… A minha intenção é mostrar até quando este local vai ficar assim, passo por ele todos os dias, e é a mesma coisa, aliás, tem dia que “tem mais entulho”.
Sei que a culpa não é totalmente dos órgãos públicos, mas também é do homem que joga o entulho ali, espero que eu não fique tirando fotos deste local por muuuuito tempo, mas o tempo que for o farei.

A coisa começou bem na surdina, até que na semana passada vi que a imprensa local queria saber sobre possíveis focos de mosquito da dengue, logo me prontifiquei a falar que o local da fanpage seria um “bom lugar”. Nisto quiseram saber mais e a conversa  gerou uma matéria no Jornal do Tocantins, que você pode ver na íntegra abaixo:

Matéria no Jornal do Tocantins citando a Fanpage "Até quando vai ficar assim?". Por Mariana Reis

Fiquei muito feliz em saber que por meio desta entrevista, pude ter uma resposta do órgão competente. Como dito na matéria, a Semasp (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Palmas), “informou que enviou uma equipe ao local para verificar o depósito indevido de lixo, e deve mobilizar uma equipe nos próximos dias para a limpeza do lote, que pertence à prefeitura. O documento reforça ainda a necessidade da colaboração da população para não agravar o problema e denunciar esse tipo de situação”.

Concordo plenamente com o que foi dito pela Semasp e já adianto que vou ficar de olho! Que bom que o feedback foi bom, agora é continuar monitorando e ver de fato, “até quando vai ficar assim?”.

Agora a  Fanpage toma um outro rumo, comecei a atingir o meu ideal quanto ao “meu lixão urbano”, mas gostaria de saber também se alguém quer monitorar em sua cidade também. É só encaminhar as fotos com descrição para ( contato@vivoverde.com.br ) ou apenas encaminhar/linkar para a fanpage!

Seria bom conhecer outros “lixões urbanos” e ver o que podemos promover! Então, encaminhe!

Nota: Na matéria do Jornal do Tocantins o link para o blog está errado, já informei isto à autora.

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “Até quando vai ficar assim? Participe você também desta ação!

  • 29 de novembro de 2012 em 16:50
    Permalink

    o pior é que isso fica em uma área verde, ao lado de uma APP..

  • 29 de novembro de 2012 em 17:03
    Permalink

    É… E o que me deixa mais triste é que é uma área da própria prefeitura 😡

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.