#BrasilAmbiental – Bicicleta fabricada a partir de garrafas PET já é realidade

Vem ganhando notoriedade no Brasil o hábito de andar de bicicleta não somente por diversão. Cidades e mais cidades estão levando a sério projetos de ciclovias que ligam um extremo ao outro, graças a movimentos de conscientização da população para adotar a famosa bike como um meio de transporte alternativo e ecológico, resultando numa massa de ciclistas que vem invadindo as ruas.

Unindo a preocupação com a emissão de gases poluentes e a recuperação de materiais recicláveis, um uruguaio radicado no Brasil desenvolveu um novo conceito e um novo produto. O projeto, que teve um investimento de 3 milhões de reais – e que demorou 10 anos para ser implementado, resultou na primeira bicicleta feita de garrafas PET do país.

Bicicleta Amazonas - Muzzi Cycles
Bicicleta Amazonas – Muzzi Cycles

Situada na capital paranaense, a empresa Muzzi fabrica os quadros de bicicleta a partir da matéria prima obtida após a reciclagem das garrafas PET, além da retirada de outros dejetos descartados todos os dias, como o polipropileno, nylon, ABS, entre outros. Segundo o inventor  Juan Muzzi, o objetivo é produzir 132 mil unidades anualmente.

A produção desse montante representa 15,8 milhões de garrafas PET recicladas, economizando cerca de 1 milhão de litros de petróleo e evitando a emissão de mais de 2 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. Isso é mais que o desenvolvimento de um produto, é a criação de um novo e poderoso conceito, que une o ativismo ambiental ao efetivo da reciclagem.

Ainda segundo a empresa, o projeto é autossustentável, seu modelo é confortável, mais leve e prático, além de não precisar de amortecedores e não enferrujar. O valor não é muito diferente das bikes comuns. Modelos básicos de mountain bikes podem ser encontrados a partir de R$ 419,00, enquanto as fabricadas a partir de garrafas PET podem ser encontradas a partir de R$ 462.

Conheça melhor esse projeto aqui.

Fonte: Ambiente Brasil

Um comentário em “#BrasilAmbiental – Bicicleta fabricada a partir de garrafas PET já é realidade

  • 9 de maio de 2014 em 13:07
    Permalink

    Gosto muito de bicicleta, essa atitude e louvavel a Natureza agradesce e nos tambem afinal fazemos parte dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.