China pode “explodir”: poluição 45 vezes acima do indicado pela OMS

Com poluição 45 vezes (993 microgramas por metro cúbico de partículas nocivas) acima dos níveis de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde(OMS), a China definitivamente, beira o caus.
Caus este que refletirá (e já reflete) em todo o planeta.
Em nome de um “pseudo desenvolvimento” degradam-se enormes massas da atmosfera de forma praticamente irreversível, pois, ninguém (nenhum pais) dá tempo à Terra para se recuperar!

A indignação pública na China com os níveis perigosos de poluição do ar (em Pequim a visão fica comprometida a partir de 100 metros, forçando até cancelamento de voos) é geral, as redes sociais não falam em outra coisa. O povo chinês pede uma reavaliação do processo de modernização da China, que tem tido rápida urbanização e desenvolvimento econômico alcançado em detrimento do meio ambiente.
Dezenas de empresas e uma fábrica de automóveis na capital pausaram suas atividades como medida emergencial antipoluição.
Tá de brincadeira!!!

A China (assim como todas as ditaduras) é famosa por manipular dados e esconder estatísticas que não interessem ao governo. Encobrem os problemas ambientais, não liberam informações importantes e muitas vezes descem o cacete em quem contraria.
No início deste mês um vazamento químico em um rio só foi divulgado publicamente cinco dias após o ocorrido.
Quem não se lembra das duras críticas mundiais para com as autoridades chinesas por negarem, inicialmente, a existência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) surto acontecido em 2003, agravando muito o problema.

É urgente para a China repensar sobre como os processos de industrialização e desenvolvimento, poderão avançar sem comprometer a qualidade de vida, principalmente urbana, em algo cada vez pior!
Acredito que os problemas ambientais não devem se misturar com os problemas políticos. A questão do meio-ambiente é crucial para espécie humana e deve estar acima de qualquer coisa principalmente de governos duvidosos que desejam poder a todo custo, mesmo que paguem eles mesmos, mais caro do que todos.
Fiquemos em alerta.
Grande abraço!

Fontes:
phys.org
skynews.com.au
i4u.com

Com muito orgulho faço hoje minha estreia aqui no VivoVerde, conceituado portal de temas altamente necessários.
Sou Tomé Ferreira, graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL.
Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Em 1992 com a chegada do microcomputador fiz diversos cursos na área de design entre eles Photoshop (Senai), Indesign e QuarkXpress (Casa de Editoração), Corel Draw e FreeHand (Market) entre outros, aprendendo muito como autodidata também.
Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei.
Fiz meu registro de jornalista no Ministério do Trabalho e Emprego sob o número: 0016467MG.
Espero que gostem.
Vamos defender a Vida inteligente na WEB.

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Em 1992 com a chegada do microcomputador fiz diversos cursos na área de design entre eles Photoshop (Senai), Indesign e QuarkXpress (Casa de Editoração), Corel Draw e FreeHand (Market) entre outros, aprendendo muito como autodidata também. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Jornalista registrado no Ministério do Trabalho e Emprego sob o número: 0016467MG. Vida inteligente na WEB.

4 comentários em “China pode “explodir”: poluição 45 vezes acima do indicado pela OMS

  • 24 de janeiro de 2013 em 8:35
    Permalink

    Olá Tiago!
    Muito obrigado pelo comentário.
    Grande abraço e volte sempre!

  • 23 de fevereiro de 2013 em 10:57
    Permalink

    Exelente matéria,parabéns..

  • 25 de fevereiro de 2013 em 9:18
    Permalink

    Muito obrigado pela visita e comentário Maiza!
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.