Chorume: o que é e como combater

Hoje o assunto é um tanto quanto fedido, vou falar do chorume. Sabe o que é? Nunca escutou falar? Há já sim, na escola, mas só sei que é um líquido de odor forte. Mas além disto o chorume tem um  alto potêncial de contaminação. Vamos aos detalhes:

Por definição o chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

Mas este chorume pode ser tratado e este processo  é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).

Por causa da grande concentração de matéria orgânica, este chorume pode trazer para a área moscas, urubus, dentre outros animais que podem causar doenças.

Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.

Mas o chorume pode se tornar solução em algumas áreas, pois ele pode ser transformado em adubo orgânico e habitat para criação de minhocas.

Segundo o Blog Dr. Chicletinho dá para combater o chorume por algumas ações:

  • Não jogue comida no lixo! Faça compostagem;
  • Separe os resíduos recicláveis para pessoas que reciclam;
  • Separe as pilhas e baterias. Elas são um veneno para o solo;
  • Separe ss resíduos de óleos de cozinha e produtos químicos e leve à algum centro de reciclagem;
  • O óleo de cozinha é ótima para diversas finalidades, você pode encontrar uma facilmente
  • Separe as cascas de frutas, legumes e verduras e coloque-as nas platas, elas fornecem nutrientes para as plantas

Engenheira Daiane Santana.

___________

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

6 comentários em “Chorume: o que é e como combater

  • 20 de abril de 2009 em 8:09
    Permalink

    Ótimos conselhos para evitá-lo.Um beijo e uma linda semana!chica

  • 20 de abril de 2009 em 18:27
    Permalink

    ihhhhhhhhhh… tá fedido aqui hj!!! hehehehe
    Boa postagemmmmm!!!!!!

  • 21 de abril de 2009 em 22:03
    Permalink

    Oi….estou jogando em uma fenda no meu terreno:cascas de frutas,cascas de legumes,cascas de ovos,pó de café,folhas secas de árvores…..o que vc acha?estou fazendo errado?estou produzindo chorume?vc viu a minha postagem sobre isso?me mande um email com a sua opinião….obrigada,Monique

  • 22 de abril de 2009 em 6:34
    Permalink

    Não. Na compostagem não tem problema com chorume não, se vc revolver sempre para que a temperatura fique sempre estável, não tem problema e é assim mesmo que se faz! Chorime é proveniente de grandes quantidades de lixo, que sei que não é seu caso.

  • 26 de abril de 2009 em 0:59
    Permalink

    Olá Daiane,
    Parabéns pelo blog

    Que bom saber que há gente preocupa com o Chorume. Gostei daqui. Parabéns.

    Em resposta a questão da Mimi.
    Fique tranquila, este procedimento pode ser feito desde que você não deixe de cobrir os resíduos com terra para não atrair ratos. E também lembre-se de verificar se há minhocas, pois se não houver procure algumas e coloqueas lá, pois elas comerão os residuos mais rápido do que vc pensa e com isso tornará seu solo muito mais fértil.

    Um grande abraço
    Dr.Chicletinho

  • 26 de abril de 2011 em 21:01
    Permalink

    Tenho uma composteira caseira com dois baldes de 20 litros, ela gerou 4 litros de chorume puro em 5 meses + ou -.
    Posso aplicar este chorume nas plantas, qual a proporção de adubo + agua que devo usar, pois li em algum lugar (não me lembro) que ele puro é muito forte como folhear.
    O produto gerado ficou sem cheiro ruim e a compostagem tbm.
    Acho que funcionou lega.
    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.