Conheça os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017

trofeus-da-noite

Cambará Eco Hotel foi o grande premiado da noite e levou a categoria TOP Sustentabilidade

 A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de  Turismo), anunciou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017, na noite da última quinta-feira (17/11), no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

A categoria TOP Sustentabilidade, a de maior destaque prêmio, ficou com o Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul (RS), que, antes disso, foi vencedor na categoria Meios de Hospedagem, com o projeto: Sustentabilidade como gestão da empresa. O empreendimento foi premiado com uma bolsa de estudos do Centro Universitário Senac para a pós-graduação a distância Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, e um vídeo produzido pelo Ministério do Turismo.

Com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta. Entre algumas de suas contribuições para a sociedade, o hotel prioriza fornecedores locais, contrata e treina moradores da região e imigrantes, patrocina projetos sociais no entorno e participa de entidades promovendo ações para o desenvolvimento socioeconômico do município. Além disso, realiza parcerias com escolas e faculdades, disseminando práticas sustentáveis. Na comunidade local, desenvolve projetos como o de troca de óleo de cozinha por barras de sabão. Também mantém as trilhas na mata nativa de araucárias e já plantou 3 500 mudas de árvores e arbustos nativos.

Confira os vencedores das noite nas outras categorias:

TOP Sustentabilidade

Vencedor: Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul (RS)

Projeto: Sustentabilidade como Gestão da Empresa – com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta.

Agências de Viagem

Vencedor: Flanar Turismo – Uberlândia (MG)

Projeto: De grão em grão – Turismo Sensorial Adaptado para deficientes visuais em Lavouras de Café. Turismo Sensorial no interior de Minas Gerais propõe nova perspectiva para as agências de viagem.

Associados Braztoa

Vencedor: BWT Operadora – Curitiba (PR)

Projeto: Respeite seu Planeta – Verde por dentro e por fora. Campanha de prevenção de câncer, horta comunitária e setor dedicado à pesca são algumas ações da BWT.

Meios de Hospedagem

Vencedor: Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul (RS)

Projeto: Sustentabilidade como Gestão da Empresa – com sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta.

Parceiros do Turismo

Vencedor: Sociedade Cultura Artística – Jaraguá do Sul (SC)

Projeto: Turismo, Educação e Cidadania – Turismo pedagógico. Geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e captação de água da chuva que abastecem a Sociedade Cultura Artística.

Projetos Inovadores

Vencedor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ)

Projeto: Turismo, Educação e Cidadania – destaca a importância da educação ambiental entre os alunos de Teresópolis.

Todos esses vencedores ganharam uma assessoria educacional realizada por professores do Senac, que terá duração de até quatro horas e poderá ser feita presencialmente, quando em São Paulo, ou à distância, e servirá para auxiliar os ganhadores no aprimoramento de suas iniciativas ou até no planejamento de novas ações e iniciativas sustentáveis.

Nesta edição, o Sebrae (CE) e o La Torre Resort All Inclusive (BA) foram contemplados com uma menção Menção Honrosa.

Para completar, as iniciativas premiadas serão incluídas no mapa Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa & Ministério do Turismo (www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br), ferramenta que também apresenta informações e contatos dos desenvolvedores dos projetos.

Critérios e avaliação:

Para garantir total isenção na avaliação das iniciativas e projetos, a associação teve o privilégio de contar com uma banca de jurados composta por profissionais que representam instituições de expressão no Brasil e exterior. Os projetos escolhidos foram aqueles que tiveram a capacidade de apresentar resultados mensuráveis no âmbito social, econômico e ecológico.

carolina-prado-lucas-daher-e-mayara-pessoa-da-uerj-teresopolis-vencedores-da-categoria-projetos-inovadores

emiliano-brugnera-e-jose-antonio-brugnera-do-cambara-eco-hotel-vencedores-da-categoria-top-sustentabilidade-com-magda-nassar-e-jessica-kobayashi-do-senacisabel-barnasque-coordenadora-de-sustentabilidade-do-ministerio-do-turismo-e-wandson-dias-da-bwt-operadora-vencedora-da-categoria-associados-braztoajuradossuilany-teixeira-do-sebrae-e-leila-dipp-do-la-torre-resort-que-receberam-mencao-honrosaudo-wagner-e-edilma-lemanhe-da-sociedade-cultura-artistica-vencedores-da-categoria-parceiros-do-turismoviviane-lemes-da-flanar-turismo-recebe-premio-na-categoria-agencias-de-viagens

Confira a lista de jurados da noite:

Alexandre Garrido – ABNT
Caco de Paula – BlogClima21
Helena Costa – UNB (Universidade de Brasília)
Helena Rey – PNUMA/UNEP
Isabel Barnasque – Ministério do Turismo
Jessica Kobayashi – SENAC
Margaret Grantham – Centro de Turismo Alemão
Mariana Aldrigui – USP (Universidade de São Paulo)
Ricardo Serain – Travelport
Ronald Sanabria – Rainforest Alliance
Sofia Gutierrez – OMT

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.

O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua quinta edição; o Trip Protector Braztoa, primeiro programa de seguros do mercado voltado para os riscos de comercialização de pacotes turísticos – exclusivo das operadoras Braztoa; e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Em 2015, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,01 bilhões e embarcaram cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

E eu? Tive a honra de te convidar para o prêmio aqui! 🙂

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

One thought on “Conheça os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017

  • 4 de dezembro de 2016 em 14:14
    Permalink

    Parabéns, vocês estão fazendo um mundo melhor para nossas futuras gerações. Um exemplo a seguir. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.