Dia internacional das águas e a enquete no Twitter

1

Dia 22 de Março é o Dia Internacional das Águas. Uma data escolhida para destacar a necessidade de cuidarmos bem deste recurso.

Água é vital para a vida e quando suja espalha, rapidamente, doenças e ameaças em larga escala. Com a destruição e contaminação de nascentes, riachos e córregos e a aglomeração de pessoas nas cidades, obter água limpa para o uso humano é um desafio crescente. É possível ajudar? Sim. Mas vamos ver se convenço…

Segundo a ANA (Agência Nacional das Águas), no MUNDO, são 97,5% de água salgada e 2,5 de água doce, sendo que:

DESTES 2,5:

• 0,3% é de água doce renovável (RIOS E LAGOS);
• 0,9% outros (umidade do solo, placas de gelo flutuantes, solos permanentemente congelados);
• 30% água doce subterrânea;
• 69% está nas geleiras e cobertura permanente de neve.


Percebe-se que a água já é um recurso/bem fragilizado, pode até parecer que a água está em abundância para nós brasileiros pois temos grandes bacias hidrográficas, mas água de boa qualidade e em abundância já não é privilégio de todos os brasileiros, existem regiões em nosso país, como é, na maíoria dos casos a região Nordeste, que há o semi-árido que é delimitado pela região chamada de Polígono das Secas, esta compreende os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Nestes locais ocorrem as secas ou estiagens que são fenômenos climáticos, causados pela falta de chuva (precipitação), por um período de tempo permanente, no qual este é um dos fatores que diferencia a seca da estiagem, o período que ocorrem, a estiagem não é permanente, já a seca, sim. Sua ocorrência se dá quando a evapotranspiração ultrapassa por um período de tempo a precipitação das chuvas.

A falta de chuva, pode ocasionar vários fatores socio-ambientais, vulneráveis a todo e qualquer ser humanos e principalmente de qualquer classe. O racionamento, a falta de alimentos nas feiras e supermercados que necessitam da irrigação para seu crescimento (decadência da agroindustria), se balança a agroindustria, pode ser que alguns commodities (definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial e seu preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional) venham a gerar desestabilidade economica no país, pode vir a ter falta de energia elétrica pois acarreta na diminuição do nível dos reservatórios nas hidrelétricas, pois bem, estes são alguns exemplos que pude enumerar rapidamente do que a falta de água pode vir a gerar, os casos são inúmeros e que vão virando uma bola de neve. Mas o que quero resaltar, é que… se você, mora lá no sudeste, longe de todas as problemáticas de escassez da água, sim meu amigo… isto pode ser que chegue até você diretamente ou indiretamente e é isto que você como cidadão deve se atentar quando ouvir alguns destes noticiários na TV, jornal, internet ou qualquer outro meio de comunicação.

Por título de curiosidade, no Brasil são 12 bacias hidrográficas, sendo que a situada no Rio Tocantins é a segunda maior com 967.059 km² de área, perdendo apenas para a Bacia Amazônica, que é constituída pela mais extensa rede hidrográfica do globo terrestre que tem por volta de 7 milhões de km² , sendo que o Rio Amazonas é o maior rio do mundo em descarga líquida, com 209.000 m³/s.


Mas para comemorar o Dia Internacional das Àguas, decidi ontem fazer uma enquete no Twitter, perguntando:

#Enquente: Quando fala a palavra “ÁGUA” oque vem em sua mente?

As respostas foram as mais variadas… rs


@nandojorge2 Vem: I vai acabar #fodeu.

@jottape– Armandinho, Sais Minerais, Fogo, Squirtle, Bavária

@albertobeloni – quero fazer xixi =x

@dcamara – tudo!

@fezord – Agua = Sede

@mattidioteque – me lembra calor (?)

@billygarcia – agua potavel.

@UnidadeLivre – # Enquete | Saudades de como era a praia de Maria Farinha na minha infância.

@luuCaas – q eu preciso trocar a da minha tartaruga amanha vale???

@Robersonfr – #enquete: Vem racionamento e uso sustentável do H²O

@izzyrock – vida

@pedrofaber – cheirinho de chuva

@paulomac – sheila melo?

@Fabriciobr – RESPOSTA: XIXI

@nani_nani – vida #Enquente

@Rodrigoex – a imagem de uma torneira escorrendo ÀGUA…vou retwittar pa ajuda !!!

@YuriMoreno – Aquário, acho que pensei isso porque estou olhando pro meu agora. #Enquete

@jottapeSheila Mello

@jaumgodoy – Quando ouço “água”, me lembra “gelado”.

le=”font-family: georgia; text-align: justify;”>

Obrigada pessoal pela ajuda, foi até bem engraçada esta dinâmica. E fica aqui minhas considerações quanto a este bem tão idolatrado que é a água, capaz dizem alguns de promover guerras daqui há alguns anos, mas esperamos que isto não venha a ocorrer.

Daiane Santana

______________

  • Procuro parcerias, entre em contato!

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “Dia internacional das águas e a enquete no Twitter

  • 24 de março de 2009 em 22:54
    Permalink

    oi…..estou por aqui conferindo e aprendendo…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.