Documentário “Lixo Extraordinário” recebe indicação ao Oscar

O documentário brasileiro “Lixo Extraordinário” foi oficialmente indicado ao Oscar da categoria. O filme mostra a vida dos catadores de lixo, do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior aterro sanitário da América Latina e chegou aos cinemas brasileiros na última sexta-feira (21).

Entre os anos de 2007 e 2009 o artista plástico brasileiro Vik Muniz visitou o lixão e, com a ajuda da produtora O2 Filmes, da diretora inglesa Lucy Walker e dos brasileiros João Cardim e Karen Harley, criou o documentário de 99 minutos, já premiado internacionalmente.

Vik Muniz é conhecido por seus trabalhos feitos a partir da reutilização de materiais descartados. Em 2009 ele foi o responsável por fazer as obras apresentadas na abertura da novela global Passione. Em seu trabalho com as telas gigantes ele pôde apresentar também o sofrimento das pessoas que dependem do lixo para sobreviver.

O filme mostra a trajetória do artista durante os dois anos e a sua proposta em utilizar as coisas encontradas no lixão para fazer suas obras de arte. Uma de suas criações, feita durante esse período, foi leiloada em Londres e a verba arrecadada foi destinada a uma cooperativa de lixo existente dentro do aterro, cujos responsáveis são os próprios catadores.

O documentário, que já recebeu 18 prêmios, entre eles o do último Festival Internacional de Berlim, será o único brasileiro presente na edição de 2011 do maior prêmio do cinema mundial. Apesar de ter sido apresentado em ocasiões especiais, foi somente na última semana que ele entrou em cartaz nos cinemas das seguintes cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

Confira o trailer do filme:

Fonte: Ciclo Vivo

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Um comentário em “Documentário “Lixo Extraordinário” recebe indicação ao Oscar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.