É hora de andar de bicicleta
Hoje já há quem comemore a diminuição das emissões de CO2 pelo fato da crise mundial, que foi muito ruim para o bolso, mas boa para a natureza, no qual quase 2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa deixaram de ser emitidas pela indústria brasileira entre novembro e abril. A maior contribuição ambiental veio da indústria de ferro e aço.
Mas eu não estou falando de bicicleta no título desta matéria e chego de cara falando da crise financeira e de redução de emissões de dióxido de carbono? Para quem já está ligado nas questões ambientais foi fácil de perceber a ligação destes. Dias atrás foi realizado um desafio entre veículos de locomoção para ver qual chegaria primeiro em um mesmo percurso (em SP), a moto foi melhor, chegando primeiro, em segundo ficou a tão rejeitada (por alguns) bicicleta que pode usar percursos alternativos. O transporte público mais eficiente foi o ônibus, em quarto lugar no desafio. O carro, dono da rua, chegou em quinto lugar. A combinação de trem e metrô valeu só o penúltimo lugar. Outra combinação, a de ônibus e metrô, foi pior ainda; exigiu paciência e foi à grande lanterninha da vez.
Percebeu a importância das bicicletas? A moto foi a grande vencedora, mas ela ainda sim libera quantidades consideráveis de CO2 na atmosfera, veja as emissões de CO2 agora, no início da matéria não falei nele, pois é, o que a bicicleta libera? Suor? Só se for… rs
O dia 22 de setembro (hoje) é comemorado o Dia mundial sem carro, no qual as pessoas são “convidadas” a trocar o carro por um meio de locomoção mais sustentável – se é que posso usar esta palavra.. rs – para mim não deveria ser só este dia, mas sim todos os dias, mas vem a idéia de que é necessário para que haja uma conscientização das pessoas, justo.
Venho então apresentar o site Mountain Bike BH, que trabalha com esta conscientização de se usar mais as bicicletas, não apenas no dia 22 de setembro (no caso do ano que vem né? rs) mas todos os dias, ou pelo menos naqueles momentos em que a distância, condições climáticas e a saúde favorecem.
Sou totalmente a favor deste movimento Vá de Bike!
AXÉ
@gabrieldread
Daiane, muito legal teu post!
Acho que as pessoas deveriam se conscientizar em andar de bike mesmo, faz bem para quem anda e para o planeta.
Ontem era o dia mundial sem carro e conincidentemente eu comprei uma bike e peguei ontem… vamos disseminar essa idéia!
AbraçO!