É hora de andar de bicicleta

topobike

Hoje já há quem comemore a diminuição das emissões de CO2 pelo fato da crise mundial, que foi muito ruim para o bolso, mas boa para a natureza, no qual quase 2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa deixaram de ser emitidas pela indústria brasileira entre novembro e abril. A maior contribuição ambiental veio da indústria de ferro e aço.

Mas eu não estou falando de bicicleta no título desta matéria e chego de cara falando da crise financeira e de redução de emissões de dióxido de carbono? Para quem já está ligado nas questões ambientais foi fácil de perceber a ligação destes. Dias atrás foi realizado um desafio entre veículos de locomoção para ver qual chegaria primeiro em um mesmo percurso (em SP), a moto foi melhor, chegando primeiro, em segundo ficou a tão rejeitada (por alguns) bicicleta que pode usar percursos alternativos. O transporte público mais eficiente foi o ônibus, em quarto lugar no desafio. O carro, dono da rua, chegou em quinto lugar. A combinação de trem e metrô valeu só o penúltimo lugar. Outra combinação, a de ônibus e metrô, foi pior ainda; exigiu paciência e foi à grande lanterninha da vez.

bike

Percebeu a importância das bicicletas? A moto foi a grande vencedora, mas ela ainda sim libera quantidades consideráveis de CO2 na atmosfera, veja as emissões de CO2 agora, no início da matéria não falei nele, pois é,  o que a bicicleta libera? Suor? Só se for… rs

O  dia 22 de setembro (hoje) é comemorado o Dia mundial sem carro, no qual as pessoas são “convidadas” a trocar o carro por um meio de locomoção mais sustentável – se é que posso usar esta palavra.. rs – para mim não deveria ser só este dia, mas sim todos os dias, mas vem a idéia de que é necessário para que haja uma conscientização das pessoas, justo.

Venho então apresentar o site Mountain Bike BH, que trabalha com esta conscientização de se usar mais as bicicletas, não apenas no dia 22 de setembro (no caso do ano que vem né? rs) mas todos os dias, ou pelo menos naqueles momentos em que a distância, condições climáticas e a saúde favorecem.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “É hora de andar de bicicleta

  • 23 de setembro de 2009 em 9:12
    Permalink

    Sou totalmente a favor deste movimento Vá de Bike!

    AXÉ
    @gabrieldread

  • 23 de setembro de 2009 em 10:52
    Permalink

    Daiane, muito legal teu post!
    Acho que as pessoas deveriam se conscientizar em andar de bike mesmo, faz bem para quem anda e para o planeta.
    Ontem era o dia mundial sem carro e conincidentemente eu comprei uma bike e peguei ontem… vamos disseminar essa idéia!

    AbraçO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.