Feliz dia do Índio

Hoje, comemora-se o dia do índio. Data comemorativa constitucionalizada em 1943 por Getulio Vargas. A data (19 de abril) é atribuida não apenas no Brasil, mas sim em toda América. Entretanto, é em homenagem a um congresso indígena realizado no México no dia 19 de abril de 1940. Tal data não é pré-determinada.

indio1

A maioria das tribos indígenas se encontram nos estados de Mato Grosso, Amazonas, Ceará, Tocantins, Amapá, Pará, Rondônia, Acre e Maranhão. No sul e sudeste, o pouco que resta é apenas de Guaranis.

Apesar da data comemorativa, não resta muito o que comemorar. Uma vez que quase toda a população indígena foi exposta a repressão social. A partir de 1970, com a grande procura por recursos naturais, a exploração desenfreada resultou em muitas florestas derrubadas, terras garimpadas e grande dizimação (pra não dizer “matança”) da população indígena. Que esteve com a corda no pescoço, a ponto de entrar em extinção.

Atualmente, com as proteções ambientais a favor dos índios, a população das tribos crescem em aproximadamente 3% ao ano. Porém, grandes florestas continuam sendo derrubadas, animais continuam sendo caçados e índios continuam sendo mortos. E isso é só o começo do que o “homem branco” faz para sustentar seu sistema consumidor.

E voce leitor, o que tem a dizer sobre isso diante de seu aparelho eletronico?
Um grande abraço a todo cara-palida, que suas florestas e rios sejam sempre cheios de vida.

Tudo isso me fez lembrar isso:

8 comentários em “Feliz dia do Índio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.