Foi lançado o guia de empresas verdes de eletrônicos 2010 do Greenpeace

O Greenpeace todo ano libera o “Guide to Greener Electronics” e foi lançado o deste ano já. As pontuações mais baixas são mais elevados do que no ano passado, mas as maiores pontuações são menores. A empresa Nokia ainda está no topo. Em 2009, eles estavam em 7,45, mas em 2010 eles caíram para 7,3

.
greenpeace-guide-2010

Samsung, que ficou em segundo lugar no ano passado, caíram significativamente abaixo de um empate para o 7 º lugar por causa de pontos de penalização que foram avaliados por “backtracking em seu compromisso para eliminar os retardadores de chama bromados (BFR) em novos modelos de todos os produtos em Janeiro de 2010 e PVC até ao final de 2010.  A maioria do resto ficou onde eles estavam.

Sony Ericsson, Apple e Sony são poucos que se movem para melhorar.  HP, Fujitsu, ea Nintendo também melhorou, mas ainda está perto da parte inferior da lista.

Abaixo está a lista com a pontuação de cada empresa 1-10 (10 sendo o melhor), com breve explicação sobre o resultado fornecido pelo Greenpeace.

7,3 Nokia – pontos, permanece em primeiro lugar, com bons resultados na redução da utilização de produtos tóxicos, mas perde a energia.

6,9 Sony Ericsson – Move-se com marcas de topo na eliminação de substâncias tóxicas, mas fraco para a reciclagem.

5,3 Toshiba – boa pontuação para eliminar substâncias tóxicas, mas precisa cumprir o compromisso próxima fase, até Março de 2010.

5,3 Philips – Perde pontos por não fazer lobby para a eliminação progressiva das substâncias perigosas na legislação.

5,1 Apple – continua a melhorar, a melhor pontuação na eliminação de produtos químicos tóxicos e os critérios e os resíduos.

5,1 LG Electronics – LG pontuação melhora, mas ainda é penalizado por adiar a data para a fase de tóxicos para fora.

5,1 Sony – Mantém a pontuação geral com um total de mais energia, mas precisa de uma legislação mais forte lobby para produtos químicos.

5,1 Motorola – um pouco menor pontuação, devido à falta de uma legislação mais forte lobby para produtos químicos.

5,1 Samsung – Big suspensa devido a pontos de penalização por não cumprimento do compromisso de eliminar as substâncias perigosas.

4,9 Panasonic – Pontuação inalterada, mais fortes em matéria de energia, mas pobre em matéria de e-lixo e reciclagem.

4,7 HP – melhor posição graças a um apoio claro para as reduções globais de emissões, mas precisa de fazer lobby para a legislação química melhorada.

4,5 Acer – Pontuação inalterada, mas Acer está fazendo lobby para uma legislação mais forte de produtos químicos.

4,5 Sharp – Perde pontos, devido à falta de informação sobre a eliminação de substâncias tóxicas e não apoiar uma legislação mais forte de produtos químicos.

3,9 Dell – Redução da pontuação nos critérios de energia e de pontos de penalização por atraso tóxicos gradualmente até 2011.

3,5 Fujitsu – pontuação melhorou devido ao apoio às reduções das emissões globais de carbono e cortar suas próprias emissões.

2,5 Lenovo – Pontuação inalterados, com pontos de penalização por atraso por tempo indeterminado em tóxicos fase fora.

2,4 Microsoft – Redução da pontuação, não consegue suportar a legislação de produtos químicos fortes.

1,4 Nintendo – Nintendo continua em último lugar com a mesma pontuação.

O relatório do Greenpeace completo (PDF) contém muito mais detalhes sobre os rankings e desempenho individual de cada empresa.

Fonte: EcoGeek

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

10 comentários em “Foi lançado o guia de empresas verdes de eletrônicos 2010 do Greenpeace

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.