[SMAVV] Dia Mundial do meio ambiente, uma reflexão desanimada e a biodiversidade

Vocês entenderam que eu estava preparando este Dia do Meio Ambiente tipo “Vai Capitão Planeta!” de forma especial! E é isto mesmo!!!

Há 12 anos eu começava escrevendo neste site enquanto estagiária, quase formada em engenharia ambiental e recém pesquisadora. Era tudo uma forma de me expressar/posicionar em relação a minha futura profissão. Hoje, 12 anos depois, venho repetindo que não há muito o que comemorar, principalmente com uma gestão governamental engessada e que vai na contramão de tudo que o mundo já entende e respeita.

No fim do ano passado o Relatório de “Discrepâncias de Produção 2019”, preparado para a ONU Meio Ambiente, citou o Brasil. O total da produção de combustíveis fósseis planejado até 2030, por todos os governos do mundo, deve gerar a emissão de 39 megatoneladas de dióxido de carbono, CO2. A ONU alerta que essa quantidade é mais da metade dos limites do Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura média global abaixo de 2 °C. Já o Brasil pretende produzir 5,6 milhões de barris diários de petróleo. Em relação ao gás, a projeção é de 49 bilhões de metros cúbicos ao ano. Ai eu me pergunto… quais planos concretos temos para mudar algo?

Mas nem vamos muito longe, este ano já vimos em reunião o homem do oclinho mandando passar a boiada em uma situação de um Brasil com maior desmatamento da amazônia em 10 anos no mês de abril, vimos a pesquisa científica brasileira sendo tratada com descaso, enquanto “lá fora” é enaltecida, e em meio a uma pandemia! E o saneamento? O último Ranking do saneamento básico mostrou o quão longe o país ainda está em cumprir os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

O Brasil precisa de muitas medidas de emergência, e não falo apenas no âmbito ambiental, somos uma criança que está há 500 anos engatinhando e ainda sem esperanças de andar, mas ainda sim tenho esperanças…

Neste Dia Mundial do Meio ambiente, o tema é a biodiversidade e a Colômbia foi o país escolhido para abrigar as celebrações, que ocorrem, na maior parte, de forma virtual por causa do risco de contaminação com a Covid-19.

O termo biodiversidade – ou diversidade biológica – descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Em sua mensagem sobre o Dia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a natureza está enviando uma mensagem clara a todos.

Para ele, é preciso cuidar da humanidade cuidando da natureza e repensando padrões de consumo. Guterres afirma que é necessário salvaguardar os espaços da vida selvagem que ainda existem e criar um futuro de forma ambiental e resiliente.

Veja o que cada um pode fazer para ajudar a proteger a biodiversidade e a proteger o meio ambiente:

  • Evite consumir plásticos de uso descartável e tente minimizar sua quantidade de lixo. A poluição marinha subiu 10 vezes desde 1980 e afeta 86% das tartarugas marinhas e centenas de outras espécies.
  • Descarte corretamente os produtos químicos e o lixo tóxico. Não jogue remédios  no ralo ou em vasos sanitários e não ponha produtos tóxicos no lixo normal. Leve-os a uma estação de coleta apropriada.
  • Não compre produtos nocivos a insetos e a polinizadores. O uso desses agentes acaba com os insetos e com populações inteiras de micro-organismos. Alguns químicos podem afetar a quantidade de esperma das abelhas masculinas e diminuir a proliferação de abelhas-rainha.
E hoje tem um novo episódio do #PodcastVV Especial para o dia do Meio Ambiente sobre o Pantanal e alguns projetos existentes na região! 

Fonte: News.un | ONU | G1 | Em.com |WWF | Trata Brasil

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.