Teatro como forma de conscientização ambiental para o saneamento básico

Hoje pela manhã fui à Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira Mello, no qual acompanhei o Fernando Nunes que é presidente do Instituto IDAHRA, ONG no qual faço parte como segunda secretária. Fomos acompanhar a ação teatral do grupo de teatro da Foz/Saneatins, aqui de Palmas mesmo, este espetáculo que abordou o Saneamento Básico, faz parte do Projeto Ecoponto na Escola.
Apresentação do Grupo teatral sobre saneamento básico na ETI Eurídice Ferreira Mello
Algumas questões me interessaram bastante e por isto pensei em postar aqui. Um deles é o fato de a maioria das pessoas nem ao menos saberem o que significa esta palavra, então vamos lá:

Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades. (Wiki)

Veja que a denominação é bem ampla, se você pensou bem menos coisas que há nesta definição, não se espante, pouco mais de 30% da população sabe de fato o que é! Perceba que o saneamento básico envolve a água que ingerimos, e esta tem que ser tratada, de preferência em ETAs (Estações de Tratamento de Água), onde ela é floculada, decantada e recebe a adição do cloro (que protege os dentes). Mas pode ser feito um tratamento bem mais convencional, como ferver a água, em certos locais apenas colocam em garrafas e no sol, com esta ação já se previne muitas doenças. Aqui você pode ver vários outros tipos de tratamento de água, boa parte convencionais.

A água está diretamente relacionada a muitas doenças, como por exemplo diarreia infecciosa, cólera, leptospirose, hepatite  e esquistossomose. E isto pode acarretar em um outro problema, a saúde pública que já não é lá estas coisas, quando não se trata da água que se toma, aí que a coisa piora mesmo… Acho que nem preciso falar como anda os hospitais públicos em nosso pais.. 😡

E você? A quanto tempo não limpa a sua caixa d’água? O certo é de seis em seis meses. Já houveram até casos de que ratos e outros animais já foram encontrados, o que não é nada bom.

O manejo de água pluvial (da chuva) também é importante quem nunca escutou sobre enchentes? Caso corriqueiro em muitas notícias jornalísticas. As fossas são um meio de coleta de água residuária (esgoto), mas também não é a melhor alternativa, até porque pode contaminar o lençol freático e também cisternas, dependendo da localização. A própria limpeza urbana deve ser observada, que ela também pode ser um agente para a formação de enchentes e com isto acarreta em doenças  (agentes patogênicos) e outros problemas.

Acho que deu para entender que a água é um pilar importante para conscientização ambiental, e trazer isto para o vinculo estudantil é mais importante, as crianças são disseminadores de informação, estas dicas vão servir para formar um caráter socioambiental que eles levarão para sua vida inteira.

E você? se enquadra em um disseminador de informações socioambientais dentro de casa e também em seu meio de trabalho? Conhece algum tipo de ação deste nível? Fale nos comentários, estas informações precisam ser discutidas, sempre!