Associações do Jalapão apresentam catálogo de produtos artesanais

Foto: Emerson Silva – WWF

Material é fruto da cooperação técnica entre a Associação Onça D’Água e o WWF Brasil

A cooperação técnica entre a Associação Onça D’Água e o WWF Brasil alavancou uma série de iniciativas para o fortalecimento do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e da Sociobiodiversidade em comunidades rurais da região do Jalapão. Neste mês, a parceria entrega seu último produto: um catálogo digital elaborado conjuntamente com as associações beneficiárias do projeto.

O catálogo reúne a história, as tradições e os produtos da Associação Comunitária Quilombola dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado Do Prata; da Associação de Artesãos e Extrativistas do Povoado do Mumbuca; e da Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM). 

“A existência dos catálogos fortalece a divulgação e a venda dos produtos, facilita a comunicação com clientes no Brasil e em outros países, além de mostrar a história de cada associação e os demais serviços ofertados pelas comunidades, como os festejos, o Turismo de Base Comunitária e os produtos da agricultura familiar e do extrativismo sustentável do Cerrado”, explica a coordenadora do projeto, Cassiana Moreira.

Manejo do Fogo (OD e WWF)

Para a artesã e presidente da Associação de Mateiros (ACAPPM), Laudeci Monteiro, o material foi muito aguardado. “É com muita emoção que falo desse catálogo porque tinha muitos anos que a gente estava querendo, mas a gente não tinha, a Associação não tinha condição de fazer. E esse catálogo chegou em boa hora. Muita gente, muitos clientes pedem foto e toda vez tinha que ir na loja fotografar e tirar medida”, conta.

Maurício Araújo, voluntário e diretor executivo da Associação Onça D’água, complementa que o projeto veio para ampliar a compreensão e a valorização do Cerrado e dos povos que o habitam e protegem. “A parceria foi muito boa, porque conseguimos unir recursos e conhecimentos para prestar apoio às atividades sustentáveis dessas comunidades, além de compartilhar com elas práticas que podem aplicar no seu dia a dia e no seu sustento. Finalizamos esse projeto muito satisfeitos com o resultado”, relata o diretor.

Acesse aqui os catálogos digitais!

Conheça os projetos:

Cooperação pelo Cerrado

O projeto “Fortalecimento das ações de Manejo Integrado do Fogo junto às áreas protegidas e Sociobiodiversidade no território do Jalapão” foi resultado da cooperação técnica firmada entre a Associação Onça D’Água e o WWF Brasil, que uniram suas competências a fim de fortalecer esses territórios, que são instrumentos essenciais para a proteção do Cerrado.

Durante o período de um ano, iniciado em setembro de 2022, foram desenvolvidas ações de manejo integrado do fogo, lideradas pelos gestores da Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e apoiadas pelo projet, além de atividades focadas no fortalecimento da economia agroextrativista local.

Onça D’Água

A Associação Onça D’água de apoio às Unidades de Conservação do Tocantins cumpre seus objetivos promovendo iniciativas em defesa da conservação da biodiversidade e do uso sustentável do Cerrado. 

Composta por um grupo de profissionais voluntários de diversas formações, a Onça D’água é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e membro da Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.